UOL - O melhor conteúdo
Planeta Vermelho

Robô da NASA coleta AMOSTRA DO SOLO DE MARTE; veja vídeo

Ao todo, a agência espacial norte-americana espera coletar 38 amostras de Marte

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 12/04/2023 às 15:56 | Atualizado em 12/04/2023 às 15:57
Notícia
Divulgação/ NASA/JPL-Caltech
Rover Perseverance da Nasa retira amostra do solo de Marte - FOTO: Divulgação/ NASA/JPL-Caltech

Um vídeo impressionante, divulgado, nesta quarta-feira (12), pela Nasa, mostra o Rover Perseverance retirando uma amostra do solo de Marte. O robô, que está no Planeta Vermelho desde 2021, estuda a geologia e a história do local.

Apesar de não ser nenhuma novidade que 'Perseverance' consiga pegar uma pequena parte do solo marciano, um vídeo detalhado de tal feito é sempre admirável.

Ao todo, a agência espacial norte-americana espera coletar 38 amostras de diversos locais da superfície de Marte.

Rover

Com uma largura de um carro e com uma altura de mais de dois metros, o aparelho possui uma broca que pode perfurar o solo de Marte. Confira:

Com isso, as amostras são enviadas diretamente para a Terra. Aqui, os cientistas analisam e tentam descobrir se o planeta já foi habitável.

O Perseverance é capaz de executar vários tipos de análises químicas em busca de biomarcadores. Porém, não tão detalhadas quanto as que podem ser realizadas em laboratórios no nosso planeta.

Viagem

Essas coletas só devem chegar na Terra em 2033. Isso porque a Nasa espera lançar o Earth Return Orbiter (ERO) e o Sample Retrieval Lander no outono de 2027 e no verão de 2028, respectivamente.

.

Divulgação/ NASA/JPL-Caltech
Rover Perseverance da Nasa retira amostra do solo de Marte - Divulgação/ NASA/JPL-Caltech

Elas fazem parte da nova arquitetura da Mars Sample Return (MSR). Onde o Perseverance levará as amostras para o veículo Sample.

Após isso, serão transferidas para o Mars Ascent Vehicle, um foguete que irá enviá-las à órbita marciana. Chegando lá, serão capturadas por uma espaçonave 'ERO', que irá fazer a viagem até a Terra.

Comentários