ASTRONOMIA

Cientistas descobrem estrela que está engolindo planeta

Veja a descoberta do novo estudo sobre uma estrela que está engolindo um grande planeta.

Amanda Marques
Publicado em 04/05/2023 às 11:31
Uma ilustração da estrela KIC 8462852. AFP PHOTO / NASA/JPL-CALTECH/HANDOUT

Nesta quarta-feira (03), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou um novo estudo publicado na revista Nature sobre a primeira observação de uma estrela envelhecida engolindo um planeta do tamanho de Júpiter.

A estrela começou a crescer após seu núcleo ficar sem combustível, reduzindo a distância em relação ao planeta vizinho, consumindo-o inteiramente.

A NASA apontou que o Sol também passará por um processo de envelhecimento semelhante, podendo atingir cerca de 100 vezes o seu diâmetro atual e se tornando um gigante vermelho. Essa expansão ocasionará na absorção de Mercúrio, Vênus e "possivelmente a Terra", segundo a agência.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons - Foto: Wikimedia Commons

Estrela devora planeta do tamanho de Júpiter

Os pesquisadores descobriram o evento, chamado também de ZTF SLRN-2020, usando vários observatórios terrestres e a espaçonave NEOWISE, da NASA, que que escaneia todo o céu com luz infravermelha a cada seis meses e é gerenciada pelo  Laboratório de Propulsão a Jato.

A NASA explicou o processo que consiste no envolvimento da estrela com o planeta.

"À medida que a estrela se expandia, sua atmosfera externa acabou envolvendo o planeta. O arrasto da atmosfera desacelerou o planeta, encolhendo sua órbita e, eventualmente, enviando-o para baixo da superfície visível da estrela, como um meteoro queimando na atmosfera da Terra. A transferência de energia fez com que a estrela aumentasse temporariamente de tamanho e se tornasse algumas centenas de vezes mais brilhante.", descreveu a NASA.

A agência estima que o planeta era do tamanho de Júpiter com órbita ainda mais próxima de sua estrela do que a de Mercúrio é do Sol. A estrela detectada está no fim da sua vida, que pode durar mais de 100 mil anos.

R. Hurt &K. Miller (Caltech/IPAC).
Ilustração mostra o planeta do tamanho de Júpiter, que puxa gás para longe da estrela, enviando-o para o espaço. Logo, o gás esfria e se transforma em poeira, que é visível para os astrônomos. - R. Hurt &K. Miller (Caltech/IPAC).

Revista Planeta.
Imagem ilustrativa. - FOTO:Revista Planeta.
R. Hurt & K. Miller (Caltech/IPAC).
Ilustração mostra o planeta do tamanho de Júpiter, que puxa gás para longe da estrela, enviando-o para o espaço. Logo, o gás esfria e se transforma em poeira, que é visível para os astrônomos. - FOTO:R. Hurt & K. Miller (Caltech/IPAC).