IA no Android

ANDROID 14 é anunciado pelo Google; veja as novidades

O Android 14 da Big Tech será disponibilizado ainda em 2023

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 10/05/2023 às 19:33 | Atualizado em 10/05/2023 às 19:39
Notícia
Reprodução/Google
Android 14 é anunciado no Google I/O 2023 - FOTO: Reprodução/Google

Durante o evento anual do Google, que aconteceu nesta quarta-feira (10), a empresa anunciou a nova versão do seu sistema operacional. O Android 14 da Big Tech será disponibilizado ainda em 2023.

A grande novidade é a inclusão da inteligência artificial no sistema. Na conferência, intitulada de Google I/O, foi mostrado que a tecnologia será utilizada para transformar os aparelhos em experiências ainda mais pessoais para os usuários, com o Cinematic Wallpaper e o Generative AI Wallpaper.

Wallpaper

Cinematic

O Google pretende criar alguns tipos diferentes de papéis de parede exclusivos diretamente no seu telefone. Android oferecerá aos usuários duas novas opções de personalização:

  • Papéis de parede Emoji

Ele incluirá ferramentas para selecionar vários emojis, padrões e cores, e o papel de parede resultante será interativo, com o emoji incluído reagindo ao seu toque.

.

Reprodução/Google
Android 14 é anunciado no Google I/O - Reprodução/Google

  • Papéis de parede cinematográficos

Permite adicionar um efeito de profundidade 3D às suas fotos favoritas e usá-las como papéis de parede animados. Eles se movem conforme você move o telefone.

Generative AI

Além desses dois, o Google apresentará novos papéis de parede generativos de IA no Android ainda este ano.

O usuário junto com a ajuda da IA conseguirão criar papéis de parede exclusivos em vários estilos com base em suas entradas de texto.

Ele lhe dará acesso a alguns temas para começar, depois dos quais você poderá especificar exatamente o que deseja.

Magic Compose - "Escrita Mágica"

A ferramenta do Google pode reescrever textos usando IA. Para começar a usar o Magic Compose, o usuário precisará usar o aplicativo Mensagens do Google e primeiro digitar sua mensagem normalmente.

.

Reprodução/Google
Android 14 é anunciado no Google I/O - Reprodução/Google

Após isso, é só selecionar como deseja que a mensagem soe e o Magic Compose poderá ajustar o texto de acordo. Profissional, divertida, animada e até no "estilo Shakespeare" são alguns dos exemplos.

Find My Device - "Encontrar meu dispositivo"

A sua rede foi atualizada com alertas proativos sobre rastreadores desconhecidos que viajam com você.

.

Reprodução/Google
Android 14 é anunciado no Google I/O - Reprodução/Google

Além disso, a ferramenta usará uma rede de dispositivos Android para identificar e localizar aparelhos perdidos. Agora, fones de ouvido, tablets e outras categorias de produtos podem ser rastreados.

Material You

Sem IA, a função contará com opções de customização para atalhos e para o relógio do sistema. Também será possível criar Wallpapers a partir deles.

O recurso, que foi lançado no ano passado, só permitia a alteração das telas do Android em tonalidade e tipos de ícones.

Data

A perspectiva é de que seja lançado em agosto ou setembro de 2023.

Comentários