PAGAMENTO DIGITAL

Celular e Pix dominam transações financeiras de 2022, confira dados

Dados do Banco do Brasil revelam dados que espelham uma nova fase da digitalização do uso do sistema financeiro.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 05/06/2023 às 9:06 | Atualizado em 05/06/2023 às 9:19
Tânia Rêgo/Agência Brasil
5G no Brasil: confira a lista de capitais com o sinal da internet móvel - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No Relatório de Economia Bancária, do Banco do Brasil, cerca de 79% das transações financeiras foram realizadas através do celular em 2022, percentual que aumentou em relação ao ano anterior.

O Banco considera as transações de pagamentos de conta e tributos, pix e transferência de crédito.

Nesta terça-feira (06), o Banco do Brasil disponibilizará o documento completo do Relatório de Economia Bancária. Contudo, alguns dados expressivos já foram divulgados como o fato do Pix ter sido o meio de pagamento digital mais utilizado em 2022.

Dessa forma, confira as principais informações sobre as maneiras mais utilizadas de pagamento entre os brasileiros.

Pix ganha destaque

De acordo com o Valor Investe, o Banco revelou que cerca de 29% das transações realizadas foram com o Pix, superior a quantidade em 2021, de 16%.

"A evolução da quantidade de transações por meio do Pix demonstra que esse instrumento teve importante papel no significativo aumento na quantidade de transações do ecossistema de pagamentos como um todo, proporcionando a participação de pessoas que nunca haviam realizado transferências", afirmou o BC.

> Pix é seguro? 1 em cada 3 brasileiros já foi vítima de fraude em pagamentos digitais este ano;

Pagamento por celular

Atualmente, o pagamento rápido pode ser sinônimo de smartphone. O Banco do Brasil afirmou que com os smartphones dando a possibilidade de um pagamento mais eficiente, "uma nova fase de digitalização do uso do sistema financeiro pela população brasileira".

Os aparelhos estão superando amplamente o internet banking.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Polícia orienta que cidadão realize o cadastro no Alerta Celular para conseguir recuperar aparelho em caso de roubo ou furto - FOTO:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Tânia Rêgo / Agência Brasil
A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro - FOTO:Tânia Rêgo / Agência Brasil