
Após a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) pedir a suspensão da compra de US$ 68,7 bilhões (R$ 330 bilhões, na cotação atual), um juiz federal do país bloqueou temporariamente, nesta terça-feira (13), a Microsoft de concluir a fusão com a Activision Blizzard.
O juiz Edward Davila marcou uma audiência entre Microsft, Activision Blizzard e FTC para os dias 22 e 23 de junho, e até lá nenhum avanço no negócio poderá ocorrer.
Assim como todos os órgãos de comércio, a FTC estava de olho nos riscos que a compra faria para o mercado.
Justiça
Com a medida cautelar, o governo pretende impedir que as empresas completem o negócio antes de 18 de julho, a data-limite.
Após o pedido, um tribunal de San Francisco ficará encarregado da decisão. Uma audiência está prevista para agosto.

Microsoft comprou a Activision Blizzard em 2022 - Divulgação/Microsoft
Bloqueio
Segundo a imprensa americana, a Microsoft e Activision planejava finalizar a compra apesar do veto da a agência reguladora do Reino Unido (CMA).
Comission and Market Autority (CMA)
Foi no final de abril que o Reino Unido negou a aquisição da Activision Blizzard Inc. pela Microsoft Corp.

Activision Blizzard é desenvolvedora de jogos de sucesso como Call of Duty e Candy Crush - Reprodução/Activision
Segundo a agência, o maior acordo da história da indústria de jogos foi bloqueado por causa das preocupações sobre a criação de um mercado de monopólio.
Ainda de acordo com a CMA, preços mais altos, menos opções e menos inovação para os jogadores no Reino Unido seriam alguns dos pontos negativos da compra.
Resposta
A Microsoft, que comercializa o console de videogame Xbox, anunciou que vai recorrer da decisão.
"A decisão da CMA rejeita um caminho pragmático para lidar com preocupações de concorrência e desencoraja a inovação tecnológica e o investimento no Reino Unido", disse Smith.

Reino Unido bloqueia fusão entre Activision e Microsoft - Josep LAGO / AFP
Apoio
Já para a União Europeia (UE), a compra não seria capaz de prejudicar consoles rivais e serviços de assinatura de jogos. A aprovação se junta com a de outras regiões, como o Brasil e o Vietnã.
Circunstância
Porém a UE, colocou como condição que a Microsoft respeite medidas para garantir a concorrência no mercado de jogos online.

Activision Blizzard é desenvolvedora de jogos de sucesso como Call of Duty e Candy Crush - Reprodução.
Entre alguns compromissos, a Microsoft precisa garantir que jogos da Activision serão disponibilizados, por pelo menos 10 anos, em serviços de steaming de jogos da concorrência.
Ação
A compra da Activision Blizzard pela Microsoft, desenvolvedora de jogos de sucesso como 'Call of Duty' e 'Candy Crush', criaria a terceira maior empresa de jogos em volume de negócios, depois da chinesa Tencent e da japonesa Sony.
Comentários