Sindrome de Haff

Morre no Recife mulher com suspeita de Síndrome de Haff, a doença da urina preta

Priscyla estava internada no Recife. Mãe confirmou falecimento

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 02/03/2021 às 11:13
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Morreu no Recife a jovem veterinária que estava internada com suspeita de Síndrome de Haff, a enfermidade conhecida como doença da urina preta. Pryscila Andrade tinha 31 anos e estava internada em um hospital particular da capital desde quando passou mal.

>>> Saiba como se prevenir da Síndrome de Haff, a doença da Urina Preta.

>>> Síndrome de Haff: Pernambuco registrou 15 casos da doença da urina preta, nos últimos cinco anos

O falecimento de Pryscila foi confirmado pela mãe da vítima, Betânia Andrade. "Minha filha não resistiu. Esse peixe matou minha princesa", disse a mãe em entrevista à produtora da TV Jornal Marina Costa. Na segunda-feira (1º), o estado de saúde da jovem era considerado gravíssimo, de acordo com a mãe.

Entenda o caso

Pryscila e a irmã, Flávia Andrade, passaram mal, após comer peixe do tipo Arabaiana, no último dia 18 de fevereiro. Elas compraram o peixe no Recife, de acordo com a mãe delas. A irmã de Pryscila conseguiu se recuperar e já recebeu alta médica.

Assista

Especialista esclarece

Sobre a Síndrome de Haff, a reportagem do Por Dentro com Cardinot também conversou com o infectologista, Filipe Prohaska. O especialista deu detalhes e esclareceu acerca da doença. (veja no vídeo)

O que é a Síndrome de Haff

A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares, o que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café. De acordo com os médicos, a toxina se desenvolve em peixes que são transportados e comercializados em temperaturas irregulares. O ideal é que o peixe seja mantido com temperatura entre -2º e 8ºC.