Cumbre Vieja hoje, 21 de setembro: vulcão abre nova boca eruptiva, gera parede de lava, chega a casas e força retirada de moradores de La Palma; veja vídeos

Desde domingo (19), parede de lava de metros de altura avança sobre construções e estradas

ILHAS CANáRIAS
Cumbre Vieja hoje, 21 de setembro: vulcão abre nova boca eruptiva, gera parede de lava, chega a casas e força retirada de moradores de La Palma; veja vídeos

Complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971 - Foto: Reprodução/Redes sociais

Reprodução/Twitter HendrikThoma

A erupção vulcânica que teve início no domingo (19), na ilha de La Palma, registou novos abalos sísmicos e o surgimento de outra boca eruptiva na cidade de Tacande, em El Paso, o que obrigou a novas evacuações da população. Segundo as autoridades, mais de seis mil moradores já foram retirados das áreas expostas à erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias.

>> Vai ter tsunami no Nordeste? Entenda o que pode acontecer com erupção do vulcão Cumbre Vieja

>> Vulcão nas Canárias: Lava de 6 metros de altura e 1000ºC, vulcão com 7 fissuras e muita lava ainda por vir; veja curiosidades

Nova boca

A nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu na noite dessa segunda-feira (20) a cerca de 900 metros da principal, e é a nona já registrada, segundo informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca).

Ao mesmo tempo, uma parede de lava com metros de altura avança sobre construções e estradas, destruindo, até o momento, 103 hectares de terra e 166 casas, além de outros edifícios.

De acordo com as autoridades, a lava vem avançando cerca de 700 metros por hora, e pode estar perto de chegar ao mar, o que pode resultar em explosões e emissões de gases para a atmosfera.

>> Por que acontece a erupção de um vulcão? Onde ficam as Ilhas Canárias? Há vulcão no Brasil? Entenda

>> Animais são resgatados em área atingida por vulcão nas Ilhas Canárias; veja vídeo

Erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na comunidade espanhola das Canárias, entrou em erupção às 11h12 no horário de Brasília de domingo, após mais de uma semana de registro de atividades sísmicas na região. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971.

>> Vulcão em erupção hoje ao vivo: veja transmissão nas Ilhas Canárias e últimas notícias

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.