SUSTO

Incêndio atinge Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio; paciente com covid-19 morre durante transferência

Incêndio forçou remoção de 200 pacientes

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 27/10/2020 às 13:50
 Reprodução Twitter/Centro de Operações Rio
FOTO: Reprodução Twitter/Centro de Operações Rio

Um incêndio atingiu na manhã desta terça-feira (27) o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na zona norte do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Cerca de 200 pacientes tiveram que ser removidos da enfermaria do prédio 1. Cerca de 170 foram alocados em outros prédios do próprio hospital. Outros 25, em estado mais grave, tiveram que ser transferidos para outras oito unidades hospitalares da cidade. Dos pacientes transferidos, oito estão com covid-19.

Uma mulher de 42 anos, que estava internada com covid-19, acabou morrendo durante a transferência para outra unidade, segundo confirmou o coordenador assistencial do hospital, Carlos César Assef.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lauro Botto, o principal foco de incêndio no Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso está controlado. Os militares fazem agora um trabalho de rescaldo e dispersão da fumaça. O incêndio teria iniciado em um depósito de fraldas no almoxarifado, que fica no subsolo do prédio 1.

“A nossa maior preocupação era não deixar que o incêndio se propagasse para outras unidades aqui do hospital e conseguimos. O incêndio se manteve exclusivamente no prédio 1. A gente não teve propagação para outros prédios. Tanto a estrutura quanto o funcionamento de outras unidades aqui do hospital estão funcionando normalmente”, disse Botto.

Até o momento, não há informações sobre feridos em decorrência do incêndio ou de vítimas de intoxicação por inalação da fumaça. Durante o trabalho de retirada dos pacientes, alguns chegaram a ser atendidos dentro de uma borracharia que fica em frente ao hospital.

Segundo o porta-voz, é preciso que a Defesa Civil faça uma avaliação do prédio atingido para saber se ele poderá ser liberado ou se ele será interditado.

O hospital

O HFB é vinculado ao Ministério da Saúde e fica na região metropolitana da cidade, num local estratégico próximo a Avenida Brasil, ligando a cidade do Rio com demais cidades do Estado, principalmente a Baixada Fluminense, o que faz do hospital uma referência em serviços de média e alta complexidade a toda a população do estado.

Trata-se do maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais, com cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil internações, 1,2 mil atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem. O HFB possui uma equipe de mais de 5 mil funcionários.