Vinicius do BBB 22 e a pressão estética: Entenda o porquê do brother ter vergonha de ficar sem camisa

Vyni já revelou que não se sente confortável usando roupas de banho no BBB 22
Vitória Floro
Publicado em 27/01/2022 às 10:24
A produção do BBB 22 ofereceu um xarope para a tosse de Vyni, mas a medicação não fez efeito Foto: Reprodução / TV Globo


A piscina do BBB é certamente um dos ambientes mais populares dentro da casa. Além de ajudar a aliviar o calor do Rio Janeiro, onde a casa é localizada, o local também é um dos poucos espaços da casa projetados para promover lazer aos participantes. 

Por isso, é comum que, para evitar o tédio, muitos brothers passem uma parte do dia se refrescando dentro da piscina. No entanto, no BBB 22, o participante Vyni expressou que não consegue se sentir confortável ao usar roupas de banho e entrar na água. 

Quando questionado, Vyni explicou que sofre com muita insegurança a respeito do seu corpo e que, para ele, é muito difícil ficar sem camisa em um ambiente público. Ainda que Vyni seja considerado magro e, por consequência, estaria dentro dos padrões de beleza mais aceitos pela sociedade o bacharel em direito já expressou que gostaria de ter um corpo mais definido, com mais músculos.

Em uma conversa com o colega de confinamento Paulo André, que é atleta olímpico, Vyni revelou que não teria dificuldade em ficar sem camisa se tivesse um corpo igual ao de Paulo. 

O que é pressão estética?

Diferente da gordofobia, opressão que afeta apenas pessoas gordas, a pressão estética pode acontecer com todos os tipos de corpos, até mesmo aqueles que aparentam estar mais dentro dos padrões aceitos pela sociedade. 

Isso acontece porque a pressão estética está relacionada à pressão social imposta as pessoas, para que elas se adequem aos padrões de beleza custe o que custar. Esse fenômeno pode afetar grupos sociais de maneira diferente, de acordo com a identidade de gênero, deficiência, raça ou classe social.

Para Vyni, por exemplo, a ideia de que homens bonitos precisam ser musculosos é o que faz com que ele tenha vergonha de tirar a camisa e usar roupas de banho. Dessa forma, não basta apenas ser magro, é preciso exibir também um corpo malhado.

Esse tipo de fenômeno também costuma ditar aspectos mais superficiais da aparência de alguém, como por exemplo, a maneira que a pessoa se veste, o corte de cabelo, maquiagem e outros pontos que podem afetar todos os tipos de corpos.


 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory