bbb 22

RACISMO NO BBB: relembre falas e comportamentos racistas no BBB 22

A participante Larissa, da casa de vidro, alertou os brothers sobre os comportamentos racistas dentro do programa

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 11/02/2022 às 12:15 | Atualizado em 11/02/2022 às 12:24
Notícia
Reprodução/ TV Globo
Bárbara é uma das participantes que estão no paredão - FOTO: Reprodução/ TV Globo

A entrada dos participantes da Casa de Vidro trouxe revelações do mundo exterior para os veteranos confinados do BBB 22. 

Durante as conversas entre os dois grupos, Larissa revelou que algumas pessoas da casa haviam se queimado com o público por conta de atitudes racistas. 

.

"Cuidado com as coisas que vocês falam e imitam. Lá fora as pessoas podem ver como racismo", alertou a pernambucana.

Relembre os comportamentos considerados racistas que já aconteceram no BBB 22

Rodrigo e a palavra com N

Ainda nas primeiras semanas de programa, Rodrigo passou por diversos momentos complicados dentro do BBB 22.

O brother aparentava tentar desesperadamente entender sobre pautas sociais e não cometer erros, evitando ser cancelado pelo público.

No entanto, o medo do cancelamento fez com que Rodrigo buscasse conversar constantemente sobre tópicos delicados com os participantes da casa que faziam parte de alguma minoria social.

Em uma dessas conversas, o gerente comercial questionou Douglas a respeito da palavra "nego", perguntando se seria ofensivo chamar uma pessoa negra dessa forma.

Para explicar sua dúvida, Rodrigo comparou o termo com a expressão "Nigga", usada nos Estados Unidos e acabou chateando Douglas e parte da audiência do programa.

O termo usado por Rodrigo, é uma expressão usada por brancos para ofender pessoas negras e tem relações com movimentos de supremacia racial.

Atualmente, muitos negros resinificaram a palavra e usam entre si como forma de se referir uns aos outros. No entanto, ainda é extremamente preconceituoso o uso dessa palavra feito por uma pessoa branca, devido ao peso histórico que ela carrega.

Bárbara e o samba

Durante o jogo da discórdia da segunda-feira (7), Bárbara e Douglas acabaram se desentendendo. Ao chegar no quarto da líder da semana, Jade Picon, a sister resolveu desabafar sobre o assunto com Laís e Jade.

"Ele fez aquele samba do crioulo...", começou ela, mas parou ao perceber que estava usando uma expressão preconceituosa. "Aí que feio, eu ia falar uma expressão muito velha e horrorosa. Ele fez o samba lá, que ele falou que fez", continuou.

A expressão que Bárbara iria utilizar seria "Samba do Crioulo Doido", a frase tem origem em uma música famosa composta por Segio Porto, a letra satiriza a obrigatoriedade imposta às escolas de samba do ensino de História do Brasil durante o período de ditadura.

No entanto, a expressão pouco é usada para fazer menção a música e, ao longo dos anos, tornou-se um ditado popular para fazer alusão com situações confusas e bagunçadas, reafirmando a discriminação contra a população negra.

Laís, Bárbara e a dança

As duas sisters foram acusadas de racismo pelos fãs do programa após realizarem uma dança que se assemelhava a uma imitação de macaco, quando estavam se referindo a participante Natália, que é negra.

Comentários