Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: Simone Tebet pode ter Tasso Jereissati como vice em chapa para terceira via, diz colunista

Simone Tebet (MDB) é senadora; Tasso Jereissati (PSDB) foi governador do Ceará por três mandatos

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/05/2022 às 9:40 | Atualizado em 17/05/2022 às 9:42
Notícia
ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO
Simone Tebet (MDB) quer se lançar como candidata à Presidência pela "terceira via" - FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

A senadora Simone Tebet (MDB), que tenta se viabilizar como candidata à presidência da República, pode ter o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) como vice, caso consiga apoio para a chapa. A apuração é de Gerson Camarotti, do G1 e Globo News. 

Segundo Camarotti, integrantes do MDB e do PSDB se animam com essa possibilidade. Por enquanto, no entanto, existe grande dúvida sobre a viabilidade da dupla Tebet-Jereissati por dois motivos:

O que pode dificultar o plano de Tebet-Jereissati

1. É que, nas prévias do partido, o PSDB escolheu o ex-governador de SP João Doria como nome para concorrer às eleições presidenciais. Ele chegou a ser sondado para vice na chapa de Tebet, mas não aceitou. No entanto, como era o nome que estava sendo trabalhado pelo partido, é preciso entender qual o rumo que Doria vai tomar;

2. Simone Tebet tem baixo percentual nas pesquisas eleitorais que analisam a intenção de voto do eleitorado. Na pesquisa XP/Ipespe divulgada no último 13 de maio, a pré-candidata pelo MDB tinha apenas 1% das intenções de voto. 

.

De acordo com Camarotti, João Doria pode tentar judicializar o assunto, a fim de conseguir garantir sua candidatura ao Palácio do Planalto. Por outro lado, o PSDB pode argumentar que o próprio Doria concordou com o critério de escolha definido pela terceira via, em parceria com o MDB, Cidadania e União Brasil. 

Comentários