ELEIÇÕES 2022: Quais cargos vão disputar as eleições de 2022?

Conheça os cargos que vão disputar nas eleições deste de 2022
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 24/05/2022 às 17:44
TSE apresentou novo modelo da urna eletrônica Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE Política


O primeiro turno das eleições de 2022 já está com data marcada para o dia 2 de outubro. Neste período, todos os brasileiros precisam decidir em qual dos cinco cargos diferentes pretendem votar. Confira agora quais são os cargos que estão disputando nas eleições deste ano. 

QUAIS CARGOS VÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 2022? 

Os cargos que vão disputar as eleições deste ano são: deputado estadual, deputado federal, senador, governador do estado e Presidente da República. Agora, confira o papel de cada cargo: 

DEPUTADO ESTADUAL

O deputado estadual é o cargo da política brasileira que atua como representante da população no Legislativo estadual. É eleito para um mandato de quatro anos e atua nas Assembleias Legislativas, instituições presentes em todos os estados brasileiros.

DEPUTADO FEDERAL

O deputado federal atua principalmente no Legislativo e tem como papel ser o representante da população na Câmara dos Deputados. Eles são eleitos para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição de maneira indefinida.

SENADOR

Senador é um cargo da política brasileira que ocupa espaço no Legislativo Federal, representando a Câmara Alta do Congresso Nacional. Os senadores são eleitos pelo voto popular, para mandatos de oito anos. O senador é decidido para aquele que tiver mais votos da população.

GOVERNADOR DO ESTADO

O governador do estado representa a autoridade que assume o governo estadual. É responsabilidade do governador a administração e gestão do estado pelo qual acabou sendo eleito.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O presidente da República é a autoridade máxima do Brasil e também o chefe do Executivo. Atualmente, essa função se encontra nas mãos de Jair Bolsonaro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory