ELEIÇÕES 2022

Doria desistiu após articulação inusitada com Temer, que mexeria com cenário político do Brasil

Antes de desistir de sua candidatura à Presidência da República, Doria se reuniu com Temer

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 24/05/2022 às 9:30 | Atualizado em 24/05/2022 às 9:37
Notícia
MARCOS CORRÊA/PR
João Doria e Michel Temer - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

Com o anúncio do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) de que desistiu de sua candidatura à Presidência da República, tucanos e emedebistas devem compor uma só aliança na corrida ao Planalto.

A união, porém, já era articulada pelo próprio Doria antes de sua renúncia à candidatura presidencial. Mas passaria bem longe do nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que deve ser o nome da terceira via nas Eleições 2022.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o agora ex-pré-candidato tucano estava mantendo em curso uma negociação que o colocaria como pré-candidato a vice-presidente.

A cabeça da chapa seria ocupado por ninguém mais, ninguém menos que o ex-presidente Michel Temer (MDB), alçado ao posto mais importante do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Doria, na semana passada, não só havia topado a proposta, como apoiava a ideia com afinco, na tentativa de se manter na disputa de alguma forma. O líder emedebista não se opunha

Ainda eram lances iniciais de uma articulação. Mas é fato que os dois atores principais da chapa a enxergavam com bons olhos.

No entanto, nem esta opção foi aceita pelo PSDB. Nos últimos dias, o ex-governador percebeu que não contaria com o apoio de seu partido para nenhuma empreitada. 

Além disso, havia a iminência de a cúpula tucana estrangular financeiramente sua candidatura, fechando a torneira dos recursos oriundos do fundo partidário.

DORIA DESISTIU

Os entraves do PSDB contribuíram para que, quase dois meses após renunciar ao governo de São Paulo para ser o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, João Doria desisitisse de disputar o Palácio do Planalto nas Eleições 2022.

“Me retiro da disputa com o coração ferido, mas a alma leve”, disse. "Saio como entrei na política: repleto de ideias, com a alma cheia de esperança e o coração pulsante, confiando no povo brasileiro que tem fé na vida e tem fé em Deus", emendou Doria.

Após a desistência de Doria, Temer se manifestou via comunicado oficial e mostrou apoio ao ex-governador de São Paulo.

"O ex-governador João Doria realizou um extraordinário governo em São Paulo, confirmando seu perfil de gestor qualificado. Revela, agora, desprendimento, praticando um gesto grandioso", publicou, em nota, Michel Temer.

Comentários