Eleições 2022

ANDRÉ JANONES: Com mãe empregada doméstica e pai cadeirante, candidato a presidente da República tem 38 anos; veja biografia

André Janones foi cobrador de ônibus e promete programa de renda mínima para população mais pobre

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 11/07/2022 às 12:05 | Atualizado em 15/07/2022 às 7:03
Notícia
REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
André Janones confundiu os nomes dos presidentes da Argentina e França - FOTO: REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

André Janones (Avante) tem 38 anos e tenta, pela primeira vez, ser presidente da República. Formado em Direito, hoje em dia, está no primeiro mandato como deputado federal. 

O nome completo de André Janones é André Luis Gaspar Janones. Ele nasceu em 05 de maio de 1984, na cidade de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. 

Janones tentou ser prefeito de Ituiutaba, mas foi derrotado. Em 2018, foi eleito deputado federal com uma votação expressiva, de 178 mil votos, sendo o terceiro deputado federal mais votado de Minas Gerais. 

André Janones se consolidou como um grande influenciador digital. No Instagram, ele tem 2 milhões de seguidores. 

ANDRÉ JANONES

O site oficial de André Janones registra que o candidato estudou a vida inteira em escola público e se formou em Direito graças a uma bolsa em uma faculdade de Minas Gerais. 

O texto também apresenta Janones como tendo vindo de uma família humilde. A mãe era empregada doméstica, e o pai, cadeirante.

.

COMO ANDRÉ JANONES COMEÇOU NA VIDA PÚBLICA?

Depois de se formar em Direito e começar a advogar, Janones criou o movimento “Por amor a Ituiutaba”, que buscava garantir direitos de acesso à saúde pública aos moradores da cidade onde nasceu, por meio de processos judiciais. 

Na mesma época, Janones também começou a se popularizar nas redes sociais, onde fazia críticas aos políticos locais. 

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Em 2018, André Janones se uniu aos caminhoneiros que pararam o país por 10 dias. Com o conhecimento jurídico, se tornou um dos articuladores do movimento na região do triângulo mineiro. 

Nas redes sociais, Janones postava vídeos dando informações sobre a greve e explicando o que os caminhoneiros queriam. Isso lhe deu ainda mais popularidade.

Naquele mesmo ano, se candidatou nas eleições e foi eleito como terceiro deputado federal mais votado de Minas Gerais. 

Eleições 2022

André Janones se lançou como pré-candidato defendendo um programa de renda mínima no Brasil.

"Vamos encampar essa campanha de um programa de renda mínima para aqueles que mais precisam. E quando eu falo sobre isso, a primeira coisa que sempre me perguntam em qualquer entrevista ou debate é 'vai tirar dinheiro de onde?'. Ninguém nunca perguntou de onde vai tirar dinheiro para pagar o juro a banqueiro, para pagar amortização de dívida, para pagar privilégio de político", afirmou ao se lançar pré-candidato, em evento no Recife.

Janones diz ter como bandeira o combate à corrupção e o sistema como está hoje em dia. Ele também é crítico ferrenho dos políticos, tanto que sofreu um processo na comissão de Ética da Câmara dos Deputados depois de dizer que havia "bandidos" no plenário. 

PESQUISA ELEITORAL

Na última pesquisa eleitoral divulgada pelo DataFolha em junho passado, André Janones aparece com 2% das intenções de votos. Com a margem de erro de 2 pontos, ele tem entre 0 e 4%. Ele era o quarto mais bem votado.

Na mesma pesquisa Data Folha, Lula aparece à frente, com 47%. Bolsonaro tem 28%. Ciro Gomes tinha 8%.

Comentários