Eleições 2022

ANDRÉ JANONES: Quem é? Onde nasceu? É de qual partido? Conheça pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022

André Janones viralizou nas redes sociais após dizer que Macron é o presidente da Argentina. Na verdade, Macron é o presidente da França

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 13/04/2022 às 11:11 | Atualizado em 21/07/2022 às 9:58
Notícia
DIVULGAÇÃO
André Janones é pré-candidato a presidente pelo Avante - FOTO: DIVULGAÇÃO

André Janones de 37 anos é um dos pré-candidatos que tentam se viabilizar como opção da chamada "terceira via" - lutando contra a polaridade entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) - na disputa pela Presidência da República, nas eleições de 2022. 

Atualmente, André Janones é deputado federal e exerce o primeiro mandato, tendo sido eleito em 2018. Ele é filiado ao partido Avante, pelo qual é pré-candidato à presidência.

Janones nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, e se formou em Direito, atuando como advogado. Em 2016, ele se candidatou a prefeito da cidade onde nasceu, mas perdeu a disputada. Em 2018, foi o terceiro deputado mais votado de Minas, com pouco mais de 178 mil votos. Em 2021, tentou ser presidente da Câmara dos Deputados, mas ficou em 6º lugar na eleição, vencida por Arthur Lira (PP).

.

André Janones foi alvo de um processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em 2019, por ter dito que havia "bandidos" entre os parlamentares.

"Vamos encampar essa campanha de um programa de renda mínima para aqueles que mais precisam. E quando eu falo sobre isso, a primeira coisa que sempre me perguntam em qualquer entrevista ou debate é 'vai tirar dinheiro de onde?'. Ninguém nunca perguntou de onde vai tirar dinheiro para pagar o juro a banqueiro, para pagar amortização de dívida, para pagar privilégio de político", afirmou ao se lançar pré-candidato, em evento no Recife.

Presidente da Argentina não é Macron

Em entrevista a Roberto D'Ávila, na Globo News, André Janones não soube dizer quem era o presidente da Argentina. "Você sabe quem é o presidente?", perguntou o jornalista. "Sim, sei quem é o presidente", respondeu Janones. 

"Quem é?", insistiu o entrevistador. "O presidente da Argentina hoje é o Macron", respondeu Janones, se corrigindo pouco depois e dizendo: "da França". 

Na verdade, Emmanuel Macron é o presidente da França. O presidente da Argentina é Alberto Fernández.

No Instagram, Janones disse que se confundiu porque "deu branco". No texto, no entanto, ele ainda não cita Alberto Fernández nem fala sobre possíveis acordos com o presidente argentino em prol da economia brasileira. Veja o que ele escreveu:

"Hoje durante uma entrevista, me perguntaram o nome do presidente da Argentina. Na hora me deu um “branco”, e eu acabei citando o Macron (me confundi com o Macri, ex presidente). Já quando fui perguntado sobre o preço do arroz, do óleo e do feijão, eu acertei! Quando me pediram pra comentar a realidade daqueles que tem que se virar pra sobreviver com um salário mínimo por mês, eu também acertei!

Meus adversários sabem tudo de política internacional, mas não sabem o que acontece dentro do próprio país que eles se propõem a governar!

É por essas e outras que vamos surpreender a tudo e a todos, e vamos chegar no segundo turno das eleições presidenciais!"

Comentários