Eleições 2022

PT oficializa hoje LULA como candidato nas Eleições 2022, mas ex-presidente faltará a evento; saiba o motivo

Petista tem 76 anos de idade e quer ter terceiro mandato como presidente da República

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 21/07/2022 às 8:25 | Atualizado em 21/07/2022 às 12:15
Notícia
Divulgação
Lula é o candidato do PT - FOTO: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa na manhã desta quinta-feira (21) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de presidente da República para as eleições de 2022. O vice da chapa é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).

O evento vai acontecer em São Paulo e está marcado para começar às 9h30. Em viagem ao Recife, Lula não participará presencialmente da convenção que o PT classifica como "protocolar". 

Quem é Lula?

Lula tem 76 anos de idade e quer ser eleito presidente pela terceira vez. Nascido em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, ainda jovem, o petista se mudou com a família para São Paulo. Metalúrgico, ganhou destaque na política após liderar greves na região do ABC durante a ditadura militar.

.

Eleito pela primeira vez como presidente em 2002, Lula tomou posse em 2003 substituindo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi reeleito em 2006 e deixou o cargo em 2010, com alta aprovação popular e após conseguir eleger sua afilhada política Dilma Rousseff. 

Depois de deixar a presidência, foi investigado pelo crime de corrupção na operação Lava Jato. Chegou a ser preso, mas, anos depois, a Justiça anulou as condenações por vícios no processo. 

Terceira campanha à Presidência de Lula

Lula lidera as principais pesquisas eleitorais que medem a intenção de voto da população. De acordo com o Data Folha de junho, Lula tinha 47% - 19 a mais do que Jair Bolsonaro (PL), atual presidente que tenta a reeleição e que pontuava 28%. 

Durante a pré-campanha, Lula defendeu o fim do governo Bolsonaro como forma de fazer o país voltar a crescer economicamente. O petista também promete reforçar programas sociais, assim como fez entre 2003 e 2010. 

.

Comentários