Pesquisa eleitoral

Lula tem pedido negado por eleitores de Pernambuco e Bolsonaro se sai melhor, revela pesquisa eleitoral

Lula tem pedido negado por eleitores de Pernambuco, e Bolsonaro leva a melhor; entenda o que está acontecendo

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 08/09/2022 às 9:46 | Atualizado em 21/09/2022 às 9:01
Notícia
Agência Brasil
Ex-presidente Lula está preso em Curitiba - FOTO: Agência Brasil

Considerado maior cabo eleitoral do Nordeste, Lula está acostumado a ver a vitória de candidatos apoiados por ele para vários cargos públicos, mas, nas eleições deste ano, o ex-presidente poderá encarar uma derrota em Pernambuco, estado onde nasceu. 

É que, na disputa para governador de Pernambuco, Lula apoia o deputado federal Danilo Cabral, candidato do PSB. No entanto, as pesquisas eleitorais mostram que Danilo não está conseguindo subir nas intenções de voto e, numericamente (sem considerar a margem de erro dos levantamentos, frise-se), não aparenta ter forças nem mesmo para chegar em um segundo turno. 

Na última pesquisa do Instituto Ipec (antigo Ibope), divulgada em 6 de setembro, por exemplo, Danilo Cabral aparecia com 8% das intenções de voto. Ele estava atrás da favorita Marília Arraes (SD), que tinha 38%, de Raquel Lyra (PSDB), com 13%, de Anderson Ferreira (PL), com 12%, e empatava com Miguel Coelho (UB). 

Para contextualizar, é importante lembrar que o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira, que aparece 4 pontos à frente de Danilo, é apoiado pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Na disputa para a presidência, 62% dos eleitores pernambucanos dizem votar em Lula, enquanto somente 22% preferem Bolsonaro, segundo a última pesquisa Ipec. 

Danilo estaciona nas pesquisas eleitorais

Embora Danilo esteja empatado tecnicamente com Raquel, Anderson e Miguel, o Ipec tem mostrado tendência de alta para Raquel e Anderson nas últimas três pesquisas, enquanto Danilo estacionou nas últimas duas.

Outros institutos também concordam, em pesquisas independentes, que Danilo Cabral está atrás na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. 

Confira os números:

  • Em 12 de agosto, por exemplo, Paraná Pesquisas informou que Danilo tinha 7,5% das intenções de voto, ficando em quinto lugar (ver a pesquisa completa, clicando aqui).
  • Já em 24 de agosto, o instituto Conectar revelou que o candidato do PSB era o escolhido de 5% dos entrevistados (ver a pesquisa, clicando aqui).

Lula não consegue transferir votos para Danilo

Lula tem aparecido com frequência nos programas eleitorais de Danilo Cabral na TV e no rádio. O candidato do PSB também usa a imagem do ex-presidente em fotografias e vídeos nas redes sociais.

Nas ruas das principais cidades do Estado, a campanha de Danilo Cabral tem investido na imagem de Lula em passeatas e atos de panfletagem.

.

Mesmo assim, embora os eleitores pernambucanos votem em massa em Lula para presidente, a influência do petista não atinge tão positivamente a campanha de Danilo. 

Não é de hoje que Lula tenta incentivar os pernambucanos a votar em Danilo Cabral. Ele já esteve no estado e visitou cidades do interior ao lado do aliado, afirmando que o socialista é seu indicado para o Governo do Estado.

Em 20 de julho, quando Lula disse no Twitter que ligaria diariamente para Danilo Cabral, caso os dois fossem eleitos, recebeu como resposta, uma enxurrada de comentários de apoiadores pedindo perdão ao afirmarem que não votariam em Danilo, mas, sim, em Marília Arraes

Danilo x Marília

Apesar de não ser oficialmente apoiada por Lula, por causa de uma aliança nacional entre o PT e o PSB, Marília Arraes, que hoje é do partido Solidariedade, é muito querida por parte dos eleitores do petista. 

A favor de Marília, estão várias imagens e fatos dos últimos anos que comprovam o irrestrito e permanente apoio dela a Lula. 

Já contra Danilo Cabral, no contexto de apoio de militantes do PT, está o fato dele ter apoiado o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 (que, hoje, ele diz te sido um erro).

Danilo também conta com forte desaprovação do eleitorado pernambucano à gestão de Paulo Câmara, atual governador, e membro do mesmo partido, o PSB. 

Em 10 de agosto, o instituto Potencial apontou que 65,4% dos pernambucanos desaprovam a administração de Paulo Câmara.  

Comentários