Eleições 2022

CIRO GOMES apoia quem? Lula ou Bolsonaro? Presidente do PDT revela quem candidato deve apoiar

Saiba quem Ciro Gomes deve apoiar no segundo turno das Eleições 2022

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/10/2022 às 10:58 | Atualizado em 05/10/2022 às 15:38
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência, durante entrevista na Rádio Jornal - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Carlos Lupi, o presidente do PDT, disse que defende o apoio da legenda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno à presidência da República.

A definição saiu nesta terça-feira (4), após encontro de lideranças do partido. Ciro Gomes, que concorreu pelo PDT no primeiro turno, ainda não definiu seu posicionamento, mas o presidente do PDT já tem expectativas.

.

"Hoje eu falei com Gleisi, e disse que ela tinha que dar alguma sinalização que querem o nosso apoio. Assim que derem a sinalização, facilita a minha posição e a do Ciro. E ela disse há pouco, pelo WhatsApp, que já aceitou [as propostas]", afirmou Lupi à Folha de São Paulo.


Lupi afirmou ter sugerido a Gleisi que os petistas incorporem propostas de Ciro Gomes (PDT): o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

APOIO DE CIRO

Sobre o apoio de Ciro, Lupi declarou: "Acho que ele vai seguir a orientação do partido, criou uma relação com o partido muito forte, comigo mais ainda. Acho muito difícil ele não acompanhar a orientação do partido".

POSICIONAMENTO CIRO GOMES

Na tarde desta terça-feira (4), em sua conta oficial no Twitter, foi publicado um vídeo em que Ciro Gomes declara que "acompanha" a decisão do partido dele, o PDT. Confira abaixo. 

MAIS APOIOS AO PT

O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que o partido deve apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. O partido, que elegeu quatro deputados federais neste ano, participa de federação com o PSDB.

"Com Bolsonaro estaremos na oposição. Com Lula podemos conversar. Mas pelo menos não corremos o risco de não ter eleição em 2026", disse ao Estadão.

Pouco antes de sua entrevista, Freire publicou nota na qual revelou que ia propor à Executiva o apoio a Lula (veja abaixo a íntegra da nota). A reunião da direção do partido será nesta terça-feira, às 12 horas. "Creio que a maioria da Executiva vai concordar com o apoio a Lula. É preciso entender a necessidade da política. Não podemos nos omitir, defendendo neutralidade nessa hora."

Para Freire, o momento atual, diante da possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) se reeleger, é o de formação de uma grande frente democrática contra o fascismo a exemplo do que ocorreu nos anos 1970 durante o regime militar. Trata-se, no entanto, de um apoio crítico. "Isso devia ter sido pensado pelo PT antes de definir qualquer candidatura."

O presidente do Cidadania afirmou ainda que a decisão da Executiva do partido não está condicionada a nenhum entendimento com a campanha de Lula ou com o PT.

"Depois de começar o governo vamos ver se estaremos ou não na oposição", afirmou. Freire resolveu defender o apoio a Lula sem consultar o PSDB.

O Cidadania deve ser o segundo partido que teve candidato à Presidência no primeiro turno a apoiar Lula. No domingo, dia 2, Sofia Manzano, candidata do PCB, anunciou o apoio ao petista.

Na tarde de ontem, o setor sindical do PDT divulgou nota também em apoio ao petista.

"Nossa posição é de defesa de todas as candidaturas progressistas, incluindo a de Luiz Inácio Lula da Silva para Presidente da República. Mas, queremos ouvir os demais companheiros e companheiras e vamos respeitar a posição definida pelo partido; por isso, cobramos urgência na definição, há muito trabalho a fazer em muito pouco tempo", escreveu Milton Cavalo, presidente nacional do Movimento Sindical PDT.

Comentários