Combate à fake news!

BANHEIRO UNISSEX NAS ESCOLAS: É fake que Lula quer implantar mesmo banheiro para meninos e meninas

Mensagens falsas divulgadas nas redes sociais tentam enganar eleitores, mas Lula nunca sugeriu criação de banheiros unissex em escolas

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 06/10/2022 às 11:10 | Atualizado em 19/10/2022 às 8:03
Notícia
Reprodução
Mensagens mentirosas dizem que Lula quer implantar banheiro unissex em escolas - FOTO: Reprodução

Circulam nas redes sociais mensagens falsas que tentam enganar eleitores afirmando que, se eleito presidente do Brasil, Lula (PT) implantará banheiros unissex (o mesmo para meninos e meninas) em escolas do país.

Na manhã desta quinta-feira (6 de outubro), em um pronunciamento, em Brasília, o candidato do PL, Jair Bolsonaro, reforçou a fake news, dizendo: "ninguém quer que a sua filha vá no intervalo de escola e no banheiro estar um moleque, lá dentro, fazendo suas necessidades também". O discurso foi transmitido, ao vivo, pela CNN Brasil.

É FAKE QUE LULA IMPLANTARÁ BANHEIROS UNISSEX

Não há nenhuma linha no plano de governo de Lula (PT) sugerindo a criação de banheiros unissex em escolas do Brasil. 

Pelo contrário, em seu site oficial, Lula declarou: "Não serão implantados banheiros unissex em escolas".

No texto publicado no site, o candidato petista denuncia que a estratégia do bolsonarismo é "assustar adultos inventando perigos imaginários para crianças".

"A insistência em “alertar” as pessoas sobre algo que não existe é uma maneira desonesta de confundir eleitores conservadores, especialmente o público evangélico", prossegue o texto. 

"Em 2020 circulou uma fake news similar à de agora, dizendo que o PSOL teria entrado com uma ação para tornar obrigatório banheiros unissex em escolas", diz o texto. 

.

Outras fake news

Durante o segundo turno da campanha eleitoral para presidente da República, Lula tem sido alvo de inúmeras mensagens mentirosas divulgadas, principalmente, em grupos de WhatsApp e Telegram. 

Entre as principais fake news divulgadas contra Lula, estão mensagens que dizem que o petista é favorável ao aborto e que ele teria dito, em jantar com apoiadores, que "nem Deus tiraria a vitória dele". 

No Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, acompanhe checagem de informações por meio do projeto Confere.Aí, clicando aqui

Comentários