Combate a fake news

É falso que Bolsonaro tenha dito que a maçonaria será maior que cristianismo; confira checagem

Nas redes sociais, circula um falso print que seria de publicação feita no Twitter de Bolsonaro alegando que maçonaria se tornaria maior que o cristianismo; mensagem é fake news

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 07/10/2022 às 8:43 | Atualizado em 07/10/2022 às 8:46
Notícia
MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Bolsonaro (PL) está envolvido em uma polêmica - FOTO: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem sido alvo de uma fake news na qual é atribuída a ele uma declaração projetando que a maçonaria se tornaria maior que o cristianismo. Trata-se de uma montagem do que seria uma publicação no Twitter do atual presidente e, portanto, é falsa. Ou seja, Bolsonaro nunca disse ou escreveu isso. 

Na montagem falsa, é possível ler o seguinte texto: "Maçonaria será maior que o cristianismo no Brasil, por isso buscamos o apoio dessa gente. Cristãos, em sua maioria, são pobres e precisamos dos maçons que são ricos para bancar nossa campanha até o dia 30".

Segundo a fake news, Bolsonaro teria publicado a projeção de que a maçonaria se tornaria maior que o cristianismo no dia 4 de outubro. No entanto, fazendo uma busca no perfil do candidato é possível checar que ele jamais fez tal publicação. 

De acordo com o G1, que desmentiu o boato, a mensagem também não foi encontrada pelo @Projeto7c0, dedicada a localizar tuítes que somem das contas de políticos. 

.

Fake news surgiu após vídeo mostrar Bolsonaro na maçonaria

A fake news de que Bolsonaro teria previsto que a maçonaria seria maior que o cristianismo surgiu depois que um vídeo de 2017 voltou a circular, agora no segundo turno da campanha eleitoral para presidente, mostrando Bolsonaro em uma loja maçônica. 

Aliado de alguns pastores evangélicos, Bolsonaro foi criticado por muitos eleitores cristãos, já que a maçonaria é condenada pelo Vaticano e por várias Igrejas Evangélicas. 

Comentários