NOVELA

Quem é quem na novela Além da Ilusão? Saiba tudo sobre produção das 18h da Globo

Escrita por Alessandra Poggi, a nova novela da faixa das 18h estrearia no final de 2020, mas teve que ser adiada por causa da pandemia

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 07/02/2022 às 18:03 | Atualizado em 07/02/2022 às 19:23
Notícia
Globo
Larissa Manoela e Rafael Vitti serão protagonistas da nova novela - FOTO: Globo

Quase um ano e meio depois da previsão inicial, a novela "Além da Ilusão" finalmente entra no ar a partir desta segunda-feira (7) na TV Globo. Escrita por Alessandra Poggi, a nova novela da faixa das 18h estrearia no final de 2020, mas teve que ser adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.

As gravações tiveram início apenas em 2021 e, por isso, algumas mudanças foram feitas no elenco.

Protagonizada por Larissa Manoela e Rafael Vitti, a novela gira em torno da prisão injusta do artista de rua Davi, personagem de Vitti.

.

Larissa Manoela dá vida às irmãs Elisa e Isadora. Davi se apaixona por Elisa, a irmã mais velha, no início da trama, mas a relação dos dois não é bem aceita pelo pai da protagonista.

O juiz Matias Tapajós (Antonio Calloni) arquiteta então uma emboscada para o Davi, mas é sua filha Elisa quem acaba morrendo. O artista de rua acaba sendo preso injustamente.

Dez anos depois, Davi foge da prisão e assume outra identidade. Coincidentemente, ele vai trabalhar na fábrica administrada por Violeta (Malu Galli) - mãe de Elisa e sua ex-sogra. No local, ele conhece e se encanta por Isadora, a irmã caçula da sua ex-amada.

Além dos protagonistas, estão na trama membros da família de Violeta, dona do engenho que depois acaba virando uma tecelagem.

Outro cenário que recebe destaque é o Oásis Cassino, onde parte dos personagens se reúnem

Saiba quem é quem na novela:

.

Fábio Rocha/Globo
Joaquim (Danilo Mesquita), Isadora (Larissa Manoela), e Davi (Rafael Vitti) - Fábio Rocha/Globo

Davi Jardim (Rafael Vitti) - Jovem batalhador que luta por sua sobrevivência realizando truques de mágica que aprendeu com o avô e tem esperança de fazer uma carreira como ilusionista.

Davi é filho de um rico industrial, que perdeu toda sua fortuna, e também perdeu a mãe muito novo.

Sua paixão por Elisa (Larissa Manoela) muda seu destino de forma trágica: ele é acusado injustamente pela morte da sua amada e fica 10 anos na prisão.

Fugido, Davi assume a identidade de Rafael Antunes (Fabrício Belsoff), que ele considera morto. O que ele não imaginava é que Rafael assumiria o posto de administrador da fábrica de tecidos pertencente à família de Elisa, sua amada falecida.

Ao reencontrar a irmã mais nova da amada, Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela), se apaixona por ela.

Artur Batista (Patrick Sampaio) - Advogado, que se torna amigo de Davi (Rafael Vitti).

Romana de Oliveira Rosa (Andrea Dantas) - Dona da pensão onde Davi (Rafael Vitti) se hospeda. Torna-se amiga do recém-chegado.

.

Mauricio Fidalgo/Globo
Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke) - Mauricio Fidalgo/Globo


Elisa Camargo Tapajós (Larissa Manoela) - Jovem romântica e voluntariosa, mimada pelo pai Matias (Antonio Calloni). Filha de Violeta (Malu Galli) e irmã de Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). Sua paixão pelo mágico Davi (Rafael Vitti) deixa o pai extremamente irritado.

Isadora Camargo Tapajós (Sofia Budke/Larissa Manoela) - Diferente da sua irmã mais velha, Isadora é uma jovem moderna, que busca seu lugar no mundo através do trabalho. Filha de Matias (Antonio Calloni) e Violeta (Malu Galli) e irmã da falecida Elisa (Larissa Manoela).

Na primeira fase da novela, conhece Davi e se encanta com as mágicas. Quando a família se muda para Campos, depois da trágica morte da sua irmã.

Isadora é criada pela tia Heloísa (Paloma Duarte) que lhe ensina tudo o que sabe sobre corte e costura. Ela fica noiva de Joaquim (Thiago Voltolini/ Danilo Mesquita), e se apaixona por Davi, sem nem imaginar quem ele é de verdade.

.

Paulo Belote/Globo
Matias (Antonio Calloni), Elisa (Larissa Manoela) e Davi (Rafael Vitti) - Paulo Belote/Globo

Matias Tapajós (Antonio Calloni) - Juiz e pai severo e autoritário, é casado com Violeta (Malu Galli), pai de Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela).

A filha mais velha, Elisa, é a sua preferida. Ele não se conforma quando ela se apaixona pelo artista de rua Davi (Rafael Vitti) e decide fugir com o amado. Após a morte da primogênita, ele perde a cabeça.

.

Fábio Rocha/Globo
Malu Galli e Marcello Novaes são Violeta e Eugênio - Fábio Rocha/Globo


Violeta Camargo Tapajós (Malu Galli) - Esposa de Matias (Antonio Calloni), mãe de Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). Irmã de Heloísa (Paloma Duarte) e filha de Afonso (Lima Duarte). É uma mulher forte, corajosa e decidida.

Na primeira fase da novela, Violeta precisa faltar à festa de 18 anos de Elisa para ajudar o pai, que está à beira da morte. Nas terras dele, conhece Eugênio (Marcello Novaes), um investidor que vai lhe propor sociedade numa indústria e cria com ele uma relação de amor e ódio no decorrer dos anos.

Augusta dos Santos (Olivia Araujo) - Governanta antiga da família de Afonso (Lima Duarte), Augusta é a irmã mais nova da cozinheira Manuela (Mariah da Penha). Ela é uma mulher dedicada e companheira.

Augusta dedicou sua vida à família de Afonso e às duas meninas: Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela). Ela é a única que reconhece Davi (Rafael Vitti) quando ele aparece na fazenda com outra identidade e decide ajudá-lo porque acredita em sua inocência.

Afonso Camargo (Lima Duarte) - Pai de Violeta (Malu Galli) e Heloísa (Paloma Duarte). Vive no antigo engenho de cana-de-açúcar da família. Tem uma relação difícil com Heloísa, com quem mora, após obrigá-la a entregar sua filha recém-nascida para adoção.

Heloísa Camargo (Clara Duarte/Paloma Duarte) - Filha de Afonso (Lima Duarte) e irmã mais nova de Violeta (Malu Galli), Heloísa é amarga e desiludida. Ela quer abandonar a vida que só lhe trouxe tristeza, após a separação de sua filha a mando dlo próprio pai.

Manuela dos Santos (Mariah da Penha) - Irmã mais velha de Augusta (Olivia Araujo). Manuela trabalha como cozinheira da casa grande do engenho atualmente.

Ela praticamente criou Violeta (Malu Galli) e Heloísa (Paloma Duarte), que perderam a mãe muito cedo. Manuela ajudou Afonso (Lima Duarte) a educar as meninas com carinho e firmeza.

Eugênio Barbosa (Marcello Novaes) - Um homem sério, correto e trabalhador. Na primeira fase da novela, ele acabou de herdar um bom dinheiro e oferece sociedade a Violeta (Malu Galli) para montar uma tecelagem nas terras dela.

Apesar de ser justo, Eugênio também é machista e conservador, vai viver em conflito com ela até que percebe que está apaixonado.

É padrinho de Joaquim (Thiago Voltolini/Danilo Mesquita), e nem imagina que o afilhado é um grande mau caráter.

Joaquim Alves (Thiago Voltolini/Danilo Mesquita) - Afilhado de Eugênio (Marcello Novaes) e filho de Úrsula (Bárbara Paz), tem esperança de se tornar herdeiro do padrinho um dia.

Interesseiro e mau-caráter, se aproxima de Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) com o objetivo de se casar com ela e um dia ser dono da fazenda e da indústria de tecelagem.
Ao perceber que Davi (Rafael Vitti) está conquistando Isadora, prometer fazer de tudo para separá-los.

.

Paulo Belote/Globo
Bárbara Paz será Úrsula - Paulo Belote/Globo

Úrsula Alves (Bárbara Paz) - Mãe de Joaquim (Thiago Voltolini/Danilo Mesquita). É uma mulher de origem humilde que perdeu a família ainda menina e precisou ganhar a vida sozinha.

Úrsula recebeu abrigo na casa da família de Eugênio (Marcello Novaes), onde trabalhou como cozinheira e se apaixonou por ele. Eugênio se tornou padrinho de Joaquim.

Fátima Souza (Patrícia Pinho) - É esposa de Benê (Cláudio Jaborandy), o mestre-de-açúcar e administrador do engenho, e mãe de Olívia (Letícia Pedro/Débora Ozório).

Fátima tem uma pequena mercearia na vila operária e organiza a feira semanal de produtos agrícolas. É uma pessoa alegre e muito querida por todos da vila.

.

Sérgio Zalis/Globo
Claudio Jaborandy interpreta Benê - Sérgio Zalis/Globo

Benê Souza (Cláudio Jaborandy) - Mestre-de-açúcar e administrador do engenho, o mais antigo funcionário da fazenda. Casado com Fátima (Patrícia Pinho) e pai de Olívia (Letícia Pedro/Débora Ozório). Continua cuidando do engenho para Violeta (Malu Galli), após a instalação da fábrica.

Benê é defensor do cultivo da cana, das plantações e um ecologista por natureza. Ele conhece todas as histórias daquelas terras, é basicamente a memória viva do lugar.

Olívia Souza (Letícia Pedro/Débora Ozório) - É filha de Fátima (Patrícia Pinho) e Benê (Cláudio Jaborandy). Trabalha na fábrica como tecelã e se torna líder dos funcionários. Tem como característica principal a personalidade forte.

Olívia enfrenta Joaquim (Thiago Voltolini/Danilo Mesquita) e se alia a Davi (Rafael Vitti) na reivindicação por melhores condições de trabalho. Ela vive um amor platônico pelo jovem padre Tenório (Jayme Matarazzo), que também é um defensor e amigo dos funcionários da fábrica.

.

Paulo Belote/Globo
Carla Cristina Cardoso e Guilherme Silva são Onofre e Felicidade - Paulo Belote/Globo

Onofre Carvalho (Guilherme Silva) - Pai de Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes) e de Madalena (Vivi Sabino), marido de Felicidade (Carla Cristina Cardoso). É um antigo lavrador da fazenda, homem de pouca instrução, que se tornou operário da fábrica.

Severo e controlador, Onofre fala o que pensa e não se importa se isso vai doer. Sua vida azedou para ele quando abandonou o sonho de se tornar um grande jogador de futebol porque Felicidade engravidou da primeira filha. Agora afoga suas mágoas na bebida.

Felicidade Carvalho (Carla Cristina Cardoso) - Mãe de Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes) e de Madalena (Vivi Sabino) e casada com Onofre (Guilherme Silva). Ela é faxineira da fábrica e se mostra uma mulher gentil e resiliente.

De origem humilde e sofrida, é o alicerce da casa. Felicidade tenta ajudar o marido a vencer o vício da bebida e se tornar um homem mais equilibrado.

Letícia Carvalho (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes) - Filha de Onofre (Guilherme Silva) e Felicidade (Carla Cristina Cardoso), irmã de Madalena (Vivi Sabino). Melhor amiga de Bento (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias) e Lorenzo (Vinicius Pieri/Guilherme Prates). Na segunda fase da história, ela fica noiva de Bento.

Letícia trabalha como professora da escola da vila operária. Sua tranquilidade muda quando Lorenzo decide se alistar na Força Expedicionária Brasileira e, para proteger o amigo, Bento também vai para a guerra.

Madalena Carvalho (Vivi Sabino) - É filha de Felicidade (Carla Cristina Cardoso) e Onofre (Guilherme Silva), irmã mais nova de Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes). Estuda na escolinha da vila operária e é amiga de João (Nicolas Parente).

.

João Miguel Junior/Globo
Matheus Dias e Luciano Quirino serão Bento e Abílio na segunda fase da novela - João Miguel Junior/Globo

Abílio Nogueira (Luciano Quirino) - Pai de Bento (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias) e grande amigo de Benê (Cláudio Jaborandy).

Abílio é um antigo lavrador da fazenda e criou o filho sozinho e sempre fez questão de que o menino estudasse.

Bento Nogueira (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias) - Filho de Abílio (Luciano Quirino). Também é melhor amigo de Lorenzo (Vinicius Pieri/Guilherme Prates) e Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes).

Na segunda fase da história, fica noivo de Letícia. Sonha em se tornar um grande escritor, mas alista-se na Força Expedicionária Brasileira para tentar proteger o amigo Lorenzo.

.

Globo
Jayme Matarazzo dará vida ao padre Tenório - Globo

Tenório Marques (Jayme Matarazzo) - Novo vigário que vai assumir a igrejinha da vila operária. Aos poucos, Tenório se envolve com os problemas dos tecelões e lavradores.

Sua preocupação com a comunidade o aproxima de Olívia (Letícia Pedro/Débora Ozório). Nasce um amor impossível, que só pode ser vivido se Tenório renegar seus votos e abandonar a batina.

Giovanna Martinelli (Roberta Gualda) - Mãe de Lorenzo (Vinicius Pieri/Guilherme Prates). Imigrante italiana e viúve, é uma mulher firme. Ensinou ao filho como produzir aguardente e, na segunda fase da novela, comanda com ele um bar na vila operária.

Lorenzo Martinelli (Vinicius Pieri/Guilherme Prates) - Filho de Giovanna (Roberta Gualda), melhor amigo de Letícia (Maria Luiza Galhano/Larissa Nunes) e Bento (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias). Desde criança, é apaixonado por Letícia, mas esse amor nunca foi correspondido. Aprendeu com a mãe a trabalhar na lavoura e a produzir aguardente.

Quando fica sabendo que Letícia e Bento vão se casar, decide se alistar na Força Expedicionária Brasileira para se afastar e tentar esquecê-la.

Silvana Grimaldi (Thayla Luz) - Italiana, filha de mãe portuguesa, jovem lutadora da Resistência Italiana. Ajuda Bento (Pedro Guilherme Rodrigues/Matheus Dias) e Lorenzo (Vinicius Pieri/Guilherme Prates) quando eles chegam para a guerra.

.

Fábio Rocha/Globo
Davi (Rafael Vitti) e Rafael (Fabrício Belsoff) - Fábio Rocha/Globo

Rafael Antunes (Fabrício Belsoff) - Administrador contratado por Violeta (Malu Galli) para trabalhar na indústria de tecelagem. É um sujeito tímido, fechado e introspectivo.

Rafael sofre um acidente de trem a caminho de Campos e tem seus documentos e identidade roubados por Davi (Rafael Vitti).

.

João Miguel Junior/Globo
Emília (Gaby Amarantos), seu marido Cipriano Pereira (Cláudio Gabriel) e seu filho João Pereira (Nicolas Parente) - João Miguel Junior/Globo

Emília Pereira (Gaby Amarantos) - Esposa do operário Cipriano (Cláudio Gabriel) e mãe de João (Nicolas Parente). Ama ouvir radionovelas e sonha com o dia em que irá viajar o mundo e frequentar festas chiques. Também sonha em ser Rainha do Rádio.

Emília trabalha como copeira na casa de Violeta (Malu Galli) e Matias (Antonio Calloni). Sua vida vai mudar quando começar a frequentar o cassino e conhecer o falido bon-vivant Enrico (Marcos Veras).

Cipriano Pereira (Cláudio Gabriel) - Marido de Emília (Gaby Amarantos) e pai de João (Nicolas Parente). É um simples operário da fábrica, sem grandes ambições, mas de bom caráter e bom pai. Não concorda com os sonhos de grandeza da esposa e tenta fazê-la o tempo todo manter os pés no chão.

João Pereira (Nicolas Parente) - Filho de Emília (Gaby Amarantos) e Cipriano (Cláudio Gabriel), mais conhecido como Jojô. É um garoto alegre, esperto e arteiro. Tem como melhor amigo Madalena (Vivi Sabino).

Elias Costa (Alex Brasil) - Médico da família, dos funcionários da tecelagem e do hospital em Campos.

Leônidas Lobato (Eriberto Leão) - Tecelão da fábrica. Quando chega no engenho para se candidatar a uma vaga na tecelagem, se apaixona por Heloísa (Paloma Duarte).

Leônidas tem origem misteriosa e cria uma relação de cumplicidade com o velho Matias (Antonio Calloni).

Iara Viana (Luciana de Rezende) - Secretária da tecelagem. Tem um marido acamado e dois filhos adolescentes. É o alicerce da família.

Iolanda Flores (Duda Brack) - Vedete do teatro de revista e interesseira. Teve um breve romance no passado com o administrador Rafael (Fabrício Belsoff). Ela sustenta um filho pequeno, fruto de uma relação com um artista de circo tão desafortunado quanto ela.

Iolanda vai se aliar a Joaquim (Thiago Voltolini/Danilo Mesquita). Divertida e afobada, vai se tornar amante do vilão. Ela também vai chantagear Davi (Rafael Vitti) para não contar a todos que ele não é o verdadeiro Rafael.

Margô Gauthier (Marisa Orth) - Mentora de Iolanda (Duda Brack). Vedete veterana do teatro de revista, uma mulher decidida e prática. Finge que é francesa para fingir ser mais sofisticada, mas seu nome verdadeiro é Margarida.

.

João Miguel Júnior/Globo
Alexandra Richter, Paulo Betti e Caroline Dallarosa são Julinha, Constantino e Arminda - João Miguel Júnior/Globo

Constantino Andrade (Paulo Betti) - Casado com Julinha (Alexandra Richter) e pai de Arminda (Caroline Dallarosa). É um grande empresário dos jogos, dono de um Cassino em Campos.

Sofre com a mulher que é viciada em jogos, e com a filha, que a seu ver, é fútil.

Julia Figueiredo Andrade/Julinha (Alexandra Richter) - Esposa de Constantino (Paulo Betti), mãe de Arminda (Caroline Dallarosa) e amiga de Violeta (Malu Galli).

Apesar de o marido ter um Cassino, é impedida de frequentar o lugar porque é viciada em jogos, sempre perde e arruma confusão.

Arminda Figueiredo Andrade (Caroline Dallarosa) - Filha de Constantino (Paulo Betti) e Julinha (Alexandra Richter). É melhor amiga de Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) e sua confidente.

Arminda é uma jovem fútil e divertida.

Santa Figueiredo (Arlete Salles) - Mãe de Julinha (Alexandra Richter). Depois do falecimento do marido, resolveu aproveitar a vida com a fortuna deixada por ele. Se envolve com homens mais novos e vive se intrometendo nas contas do cassino do genro Constantino (Paulo Betti), com quem tem uma relação conflituosa.

Geraldo Oliveira (Marcello Escorel) - Dirige os jogos do Cassino, é um homem de confiança de Constantino (Paulo Betti). Ajuda Julinha (Alexandra Richter) nas suas escapadas para apostas.

Enrico Prata (Marcos Veras) - Jovem falido e bem-humorado que vive atrás de uma mulher rica para aplicar um golpe. Conhecer Emília (Gaby Amarantos) no Cassino e acreditar que teve sorte, pois além de linda e jovem, ele acredita que ela seja uma viúva rica.

Mariana Machado (Carolina Romano) - Jovem voluntária da Legião Brasileira de Assistência. Carente e implicante, vai viver infernizando a vida de Julinha (Alexandra Richter) e Arminda (Caroline Dallarosa).

Inácio Cabral (Ricky Tavares) - Jovem matuto, órfão de mãe. Ele trabalha como garçom e cuida da irmã pequena porque seu pai foi para guerra. Vai se apaixonar por Arminda (Caroline Dallarosa).

Salvador (Jorge Lucas) - Delegado da cidade.

Padre Romeu (Emiliano Queiroz) - Padre da vila operária na primeira fase.

Comentários