Novela Pantanal

NOVELA PANTANAL: Que dia começa a novela Pantanal? Conheça atores e relembre história

Novela estreia ainda no mês de março, na Globo

Ana Roberta Amorim
Ana Roberta Amorim
Publicado em 15/03/2022 às 15:56 | Atualizado em 15/03/2022 às 16:39
Notícia
divulgação
Juma Marruá por Cristiana Oliveira (esquerda) e Alanis Guillen (direia) - FOTO: divulgação

A novela Pantanal é uma das grandes apostas da Globo para a área da teledramaturgia em 2022. Remake de um sucesso da TV Manchete, em 1990, a novela traz um elenco consagrado para contar ajudar a contar a história de Juma Marruá

Alanis Guillen, de 23 anos, foi a escolhida para protagonizar a novela Pantanal. Até o momento, seu único papel na Globo havia sido como protagonista de Malhação: Toda Forma de Amar, de 2019, última temporada da novela, que terminou ainda no início da pandemia de Covid-19. 

Ao lado dela, Jesuíta Barbosa vai interpretar Jove, o rapaz que será o interesse romântico de Juma Marruá. Na Globo, Jesuíta já fez grandes trabalhos, como em O Rebu (2014), Ligações Perigosas e Justiça (ambas em 2016). 

Além deles, Juliana Paes (Maria Marruá, mãe de Juma), Marcos Palmeira (José Leônio, pai de Jove), Dira Paes (Filó), Karine Teles (Madeleine, mãe de Jove), Irandhir Santos (avô de Jove e o Velho do Rio na 1ª fase), Caco Ciocler, Camila Morgado, José Loreto, Murilo Benício e muitos outros nomes. 

Tragédia e sobrenatural

Ainda no começo da novela, Juma Marruá perde toda a sua família. Ela não chega a conhecer um irmão, o pai morre quando ela é uma criança e a mãe, a única relação próxima que Juma tinha com alguém, é tirada dela após uma emboscada arquitetada por Muda (Bella Campos), que finge ser amiga de Juma. Conhecida como a mulher que vira onça, a mãe de Juma passa para a filha o misterioso poder. 

Em meio a tudo isso, ela conhece e se apaixona por Jove, um rapaz que saiu da cidade para o campo para ir atrás do pai, Zé Leôncio. 

Confira a adaptação dos personagens

.

divulgação
Juma Marruá por Cristiana Oliveira (esquerda) e Alanis Guillen (direia) - divulgação

Na primeira versão da novela Pantanal, em 1990, na TV Manchete, quem interpretou Juma Marruá foi a Cristiana Oliveira. Para o remake de 2022, da Globo, foi escalada a atriz Alanis Guillen. 

 

.

divulgação
Jove por Marcos Winter (esquerda) e Jesuíta Barbosa (direita) - divulgação

O par romântico de Juma, Joventino Leôncio Neto ou somente Jove, foi interpretado por Marcos Winter em 1990. O personagem retorna na pele de Jesuíta Barbosa no remake. 

 

.

divulgação
Maria Marruá por Cassia Kiss (esquerda) e Juliana Paes (direita) - divulgação

Maria Marruá foi vivida por Cassia Kiss na novela na TV Manchete. Juliana Paes assume o papel no rekame da Globo.

 

.

divulgação
José Leôncio na 1ª fase por Paulo Gorgulho (esquerda) e Renato Goes (direita) - divulgação

Na primeira fase da novela, José Leôncio, pai de Jose, foi vivido por Paulo Gorgulho em 19900. Em 2022, é Renato Góes quem faz o personagem. 

 

.

divulgação
José Leôncio na 2ª fase por Claudio Marzo (esquerda) e Marcos Palmeira (direita) - divulgação

Na segunda fase, o pai de Jove foi feito por Claudio Marzo, há 32 anos. Na nova versão, Marcos Palmeira interpreta o personagem. 

 

.

divulgação
Tadeu por Marcos Palmeira (esquerda) e José Loreto (direita) - divulgação

Na novela Pantanal da TV Manchete, Marcos Palmeira também fez parte. O seu personagem, Tadeu, volta na nova versão da Globo, mas na pele do ator José Loreto. 

 

.

divulgação
Velho do Rio por Osmar Prado (esquerda) e Claudio Marzo (direita) - divulgação

Além do pai de Jove, Claudio Marzo também fez o Velho do Rio, em 1990. Dessa vez, Osmar Prado assume o seu papel. 

 

Mudanças

Bruna Linzmeyer mostrou aos seus seguidores em uma rede social como foi a sua preparação para interpretar a personagem Madeleine, mãe de Jove. 

 

Quando a novela começa?

A previsão é de que o primeiro capítulo da novela Pantanal vai ao ar no dia 28 de março, substituindo Um Lugar ao Sol, atual novela das 21h da Globo. Pantanal é escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original.  

 

Comentários