A FAVORITA

A FAVORITA: Revelada data que vilã é descoberta; Flora e Donatela são acusadas de matar Marcelo, pai de Lara

Assassinato de Marcelo, pai de Lara, moveu a trama de 'A Favorita' e o relacionamento entre Flora e Donatela

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 15/07/2022 às 13:49 | Atualizado em 15/07/2022 às 13:50
TV GLOBO / Fabrício Mota - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) - FOTO: TV GLOBO / Fabrício Mota - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda

Novela escrita por João Emmanuel Carneiro, A Favorita' não foi um sucesso instantâneo durante a sua primeira exibição. Em 2008, o público não estava habituado a iniciar uma novela sem saber ao certo por quem "torcer".

Isso porque a trama focada em Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) - inimigas declaradas, que acusam uma a outra do assassinato de Marcelo, pai de Lara (Mariana Ximenes) - não revelou de cara quem é a verdadeira vilã.

João Miguel Júnior/TV GLOBO
TELEVISÃO Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar), personagens de 'A Favorita' - João Miguel Júnior/TV GLOBO

Porém, com o grande segredo da novela sendo desvendado, o público abraçou a história e ela agora está sendo reprisada na TV Globo, na tradicional faixa 'Vale a Pena Ver de Novo'.

E a revelação da verdadeira vilã teve data para acontecer já anunciada. Abaixo, saiba todos os detalhes.

Quem é a assassina em 'A Favorita'? Flora ou Donatela: quem matou Marcelo?

Mesmo mostrando o oposto no início, Flora é realmente a grande vilã da novela. Comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.

A sequência emblemática, que entrou para a história da teledramaturgia brasileira, acontece nessa sexta-feira, dia 15 de julho, no 'Vale a Pena Ver de Novo'.

Flora (Patrícia Pillar) assume para Donatela (Claudia Raia) que matou Marcelo (Flavio Tolezani) em tom sádico, contrastando com o ar angelical que a personagem demonstrou desde o começo da trama, apesar de ter passado 18 anos na prisão.

VÍDEO: Relembre cena do assassinato de Marcelo em 'A Favorita'

Até esse momento da novela, Flora e Donatela possuem versões diferentes sobre a morte de Marcelo, deixando cada vez mais dúvidas no público sobre quem diz a verdade.

Garantindo que foi injustiçada, Flora ganhou a torcida de boa parte das pessoas e por isso a sequência é tão surpreendente. João Emanuel Carneiro conta que o objetivo de despertar dúvida sobre quem é a vilã e a mocinha foi criar uma novela instigante e ousada.

TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Grande virada da novela vai ao ar nesta sexta-feira (15). Reveja a cena de Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) - TV GLOBO / Renato Rocha Miranda

"A mocinha pobre e vitimada, que quase sempre é heroína nas novelas, aqui é uma assassina, e a mulher rica e fútil é a vítima. Acreditava que o público estava preparado para lidar com personagens cindidos e multifacetados. Quebrando estereótipos da teledramaturgia a novela fez e novamente está fazendo sucesso", revelou o autor em entrevista.

Quem está falando a verdade: Flora ou Donatela?

Após conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).

Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).

O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação sexual, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.

O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.

Reprodução/TV Globo
Silveirinha, personagem de Ary Fontoura em 'A Favorita' - Reprodução/TV Globo

Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.

Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa. 

Qual o verdadeiro segredo de Cilene em 'A Favorita'?

Na novela, Cilene acabará encurralada e trairá a confiança de Donatela para guardar um grande segredo. Sem saber, a cafetina foi cúmplice de um crime cometido por Silveirinha (Ary Fontoura) no passado e vai pagar caro pelo podre do ex-marido.

Reprodução/Globo
Cilene é interpretada pela atriz Elizangela em 'A Favorita' - Reprodução/Globo

Em 'A Favorita', a manicure foi pressionada por Flora e pelo ex-mordomo e ficou apavorada ao descobrir uma armação do vilão. Depois, ela recebeu uma visita da namorada de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e precisou esconder a angústia, já que estava prestes a acabar com a vida de Donatela.

Na sequência, Cilene vai até a delegacia e altera o depoimento sobre quem matou Marcelo (Flavio Tolezani) há 18 anos. Ao mudar a sua versão dos fatos, a principal testemunha do assassinato do herdeiro da família Fontini inocentou Flora e colocou a culpa na melhor amiga.

TV Globo
Lara (Mariana Ximenes) e Halley (Cauã Reymond) em A Favorita - TV Globo

Porém, só depois é que o segredo de Cilene vai vir à tona: Halley (Cauã Reymond) é o filho perdido de Donatela. Para se vingar da madame por ela ter colocado um ponto-final na dupla sertaneja Faísca & Espoleta, Silveirinha decidiu sequestrar o recém-nascido.

O vilão pretendia pedir resgate pelo menino, mas desistiu do plano ao perceber o carinho da mulher com o bebê. Ela, porém, nunca soube qual era a verdadeira origem do filho adotivo até ser chantageada pelo ex-marido.

Só nos capítulos posteriores de 'A Favorita', Donatela irá descobrir o verdadeiro destino de seu filho e o segredo encoberto por Cilene.

Quando Lara descobre a verdade sobre Flora em 'A Favorita'?

Lara (Mariana Ximenes) vai se rebelar contra Flora (Patricia Pillar) em A Favorita. A menina descobriu que a vilã é sua mãe e a flagrará falando mal dela e de sua família.

Assim, a filha vai despejar sua raiva e acusar a mãe de ter matado Marcelo (Flavio Tolezani). Nos próximos capítulos, Flora tentará dizer que foi presa por engano e é inocente.

TV Globo / Zé Paulo Cardeal
Flora (Patrícia Pillar) e Lara (Mariana Ximenes) em "A Favorita" - TV Globo / Zé Paulo Cardeal

A criminosa ainda diz que Donatela é a verdadeira assassinada do marido e a colocou na cadeia por medo que o milionário se separasse dela. Com o turbilhão de informações, Lara fica confusa, mas não acredita de todo no que a mãe biológica diz.

Reprodução/Globo
Lara, filha biológica de Flora, vai descobrir que a mãe matou Marcelo - Reprodução/Globo

Depois, Lara flagra a mãe falando mal dela no telefone e ela descobre toda a verdade. "Não me chama de filha seu monstro! Eu já sei de tudo Flora! Eu já sei que foi você quem planejou meu sequestro, que matou o meu pai! Eu já sei de tudo! Eu sei quem você é e eu vou acabar com você sua desgraçada, sua assassina!", disparará a Lara.

Mas se engana quem pensa que tudo acaba por aí. A vilã ainda dará um jeito de afastar a filha de Irene (Glória Menezes). Assim, concluirá seu golpe no grupo Fontini.

Mais tarde, Lara consegue contar tudo o que descobriu para a avó. A idosa não acreditará na neta, mas irá até o apartamento de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), onde dará de cara com Donatela. Ela só acreditará que Flora é uma assassina quando escutar uma confissão dela a Silveirinha (Ary Fontoura).

Qual o final de Lara em 'A Favorita'? Ela fica com Halley ou Cristiano?

Na novela, Lara se decepciona com o namorado ao saber que ele havia pedido dinheiro emprestado para ajudar a família de Maria do Céu (Deborah Secco). Porém, a quantia é usada para comprar um vestido e ainda mentiu para Lara, dizendo que ganhou a peça de Cristiano.

Após dar um tempo no relacionamento com o funcionário da fábrica, Lara se aproxima de Halley. O filho de Cilene (Elizangela) foi contratado por Gonçalo (Mauro Mendonça) para trabalhar como segurança da garota, sem revelar o segredo.

Reprodução/TV Globo
Lara fica dividida entre Halley e Cristiano em 'A Favorita' - Reprodução/TV Globo

A nova amizade de Lara deixará Cassiano com ciúme. O neto de Copola (Tarcísio Meira) até conseguirá se reconciliar com a mocinha, mas o namoro dos dois continuará marcado por desentendimentos.

Depois de desvendarem todos os segredos da família e colocarem um fim na dúvida do suposto parentesco, Lara e Halley ficam juntos no final da novela.

Já Cassiano engata um romance com Alícia (Taís Araujo). E Maria do Céu se casa com Orlandinho (Iran Malfitano), que assume o filho dela com Halley.

Confira o resumo semanal de A Favorita - De 11 a 15 de julho

Reprodução/TV Globo
Donatela e Flora são rivais na novela - FOTO:Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV GLobo
Donatela tem acerto de contas com Flora - FOTO:Reprodução/TV GLobo
TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
Grande virada da novela vai ao ar nesta sexta-feira (15). Reveja a cena de Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) - FOTO:TV GLOBO / Renato Rocha Miranda
TV GLOBO / Zé Paulo Cardeal
O enigmático Silveirinha foi interpretado por Ary Fontoura - FOTO:TV GLOBO / Zé Paulo Cardeal
Reprodução/Globo
Elizangela interpreta a personagem Cilene em 'A Favorita' - FOTO:Reprodução/Globo
TV Globo
Lara (Mariana Ximenes) e Halley (Cauã Reymond) em A Favorita - FOTO:TV Globo
Reprodução/Globo
Lara, filha biológica de Flora, vai descobrir que a mãe matou Marcelo - FOTO:Reprodução/Globo
TV GLOBO / Ivone Perez
Lara (Mariana Ximenes) e Flora (Patrícia Pillar) em A Favorita - FOTO:TV GLOBO / Ivone Perez
João Miguel Júnior/TV GLOBO
TELEVISÃO Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar), personagens de 'A Favorita' - FOTO:João Miguel Júnior/TV GLOBO
Reprodução/TV Globo
Silveirinha, personagem de Ary Fontoura em 'A Favorita' - FOTO:Reprodução/TV Globo
Reprodução/Globo
Cilene é interpretada pela atriz Elizangela em 'A Favorita' - FOTO:Reprodução/Globo
Reprodução/TV Globo
Lara fica dividida entre Halley e Cristiano em 'A Favorita' - FOTO:Reprodução/TV Globo
TV Globo / Zé Paulo Cardeal
Flora (Patrícia Pillar) e Lara (Mariana Ximenes) em "A Favorita" - FOTO:TV Globo / Zé Paulo Cardeal