CRITICADOS

Ensaio do presidente da Ucrânia e primeira-dama para Vogue é criticado: 'não romantize a guerra'

O presidente e a primeira-dama da Ucrânia posaram para a Vogue em meio a um cenário caótico de guerra vivido no país

Lívia Maria
Lívia Maria
Publicado em 28/07/2022 às 10:52 | Atualizado em 05/01/2023 às 9:45
Reprodução/Vogue/Annie Leibovitz
Volodymyr Zelesnki, presidente da Ucrânia, posa ao lado da primeira-dama Olena Zelenska para Vogue dos Estados Unidos - FOTO: Reprodução/Vogue/Annie Leibovitz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e sua esposa Olena Zelenska, se tornaram alvo de críticas nas redes sociais nesta quinta-feira (28) após surgirem em fotos super produzidas para a revista estadunidense Vogue. 

As fotografias, feitas pela renomada fotógrafa Annie Leibovitz, ilustram uma longa entrevista do casal à revista.

Na capa da edição de outubro da Vogue, Olena posa sozinha, sentada em uma escadaria e usando um sóbrio conjunto de calça preta e camisa branca. Outras imagens trazem o casal abraçado e em um vídeo divulgado pela Vogue mostra Zelensky sorrindo ao lado da esposa.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vogue (@voguemagazine)

O artigo intitulado "Retrato da Bravura: A primeira-dama da Ucrânia", assinado pela jornalista Rachel Donadio, aborda a "vida de guerra do casal presidencial, o seu casamento, história partilhada e os sonhos para o futuro da Ucrânia".

Os retratos, divulgados nesta quarta-feira (27), dividiram opiniões nas redes sociais. Muitos estranharam o tom das fotos, onde Zelenska aparece posando com mulheres da força militar, perto de barricadas de areia na residência oficial do governo ucraniano e ao lado de um avião destruído.

Críticas ao presidente e à primeira-dama da Ucrânia

No Twitter, o ensaio foi duramente criticado por diversos internautas. Na postagem feita pela fotógrafa Annie Leibovitz, muitos comentários acusaram da publicação estar "romantizando" a guerra.

"Não romantize a guerra, Vogue", escreveu um usuário. "O país em guerra e a primeira-dama dando uma entrevista a uma revista de moda", apontou outro.

','nm_citno':'crítica feita por internauta ao ensaio de Volodomyr Zelensky e Olena Zelenska','width':'180','height':120,'cd_tetag':'16','align':'Left','js-changed':'1','id_tetag_tipo':7}">

"Muito interessante que, no meio da guerra, o presidente e sua esposa encontraram tempo para se arrumar, serem mimados com maquiagem e cabelo para serem entrevistados e fotografados. As notícias falam que as pessoas estão morrendo?"
crítica feita por internauta ao ensaio de Volodomyr Zelensky e Olena Zelenska

Apesar das críticas, também houve demonstração de apoio ao casal. Diversos elogios e mensagens positivas foram postadas, muitos elogiando o uso da plataforma da revista pra trazer luz à situação vivida na Ucrânia.

"Obrigado por usar a sua plataforma para apoiar a Ucrânia", escreveu um usuário.