CASO DANIELLA PEREZ

Assassinato de Daniella Perez mudou a Lei de Crimes Hediondos; entenda como aconteceu

Após a morte da filha, Glória Perez pressionou a Justiça para mudanças na lei

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 28/07/2022 às 9:48 | Atualizado em 28/07/2022 às 9:49
Notícia
Reprodução/TV Globo
A atriz Daniella Perez / PAULA NOGUEIRA PEIXOTO ADVOGADA; DANIELLA PEREZ MORTA; COMO ESTÁ PAULA THOMAZ HOJE; QUEM MATOU DANIELLA PEREZ - FOTO: Reprodução/TV Globo

O assassinato de Daniella Perez foi um choque para grande parte do país. Além da brutalidade do crime, o fato de ter sido morta por Guilherme de Pádua, seu colega de cena na novela "De Corpo e Alma", também chamou atenção para os crimes cometidos contra mulheres, que hoje se enquadram como feminicídio.

Ainda que, na época, o caso tenha sido espetacularizado por parte da mídia, Glória Perez juntou esforços para que a situação fosse tratada com a seriedade merecida e para que a morte de sua filha fosse capaz de mudar a legislação de crimes hediondos.

.

Os crimes hediondos são considerados infrações graves, com grande impacto social, mas sem necessariamente resultar em aumento de pena. Quando Daniella foi assassinada, o homicídio qualificado não era caracterizado como um crime hediondo.  

Por isso, Glória Perez promoveu um abaixo-assinado com 1,3 milhões de assinaturas para que esse tipo de crime fosse incluído na lista.

A mobilização da mãe enlutada resultou na mudança da legislação, em 1994  a Lei de Crimes Hediondos foi alterada, incluindo o homicídio qualificado na lista de crimes hediondos, promovendo uma resposta jurídica mais severa para os julgamentos de casos como o de Daniella.

Comentários