História

Caso Daniella Perez e renúncia de Collor paravam o Brasil há 25 anos

O ano de 1992 acabou mancando grandes momentos no país; relembre o que aconteceu

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 29/07/2022 às 18:41 | Atualizado em 29/07/2022 às 18:56
Notícia
Reprodução
Daniella e Glória Perez - FOTO: Reprodução

O final do ano de 1992 acabou se tornando bastante marcante para os brasileiros. Há exatamente 25 anos atrás, todo o país presenciava atentamente as investigações sobre o brutal assassinato da atriz Daniella Perez e também a renúncia de Fernando Collor, presidente do país no tempo. Os dois temas, que chamaram atenção da população, se tornaram capa do Jornal "A Gazeta" no dia 30 de dezembro de 1992.

.

Assassinato de Daniella Perez

No dia 28 de dezembro de 1992, o Brasil acabou sendo surpreendendo após o anúncio sobre o assassinato brutal de Daniella Perez. A jovem, de apenas 22 anos de idade, era filha da escritora Gloria Perez e foi morta após receber 18 tesouradas e deixada em um terreno por Guilherme de Pádua e Paula Thomaz

Guilherme de Pádua, conhecido por ser colega de trabalho da atriz, utilizou de uma emboscada para capturar a jovem juntamente com sua esposa grávida, Paula Thomaz

>> DANIELLA PEREZ: Quem era Daniella Perez? Conheça a história da atriz que foi brutalmente assassinada. Leia mais aqui!

No tempo, o artista estava fazendo parte do elenco da novela "De Corpo e Alma", escrita pela mãe da vítima, e interpretava um casal romântico com Daniella Perez. De acordo com as investigações, o assassinato acabou sendo motivado por ganância e vingança

Reprodução/HBO Max
Foto mostra local em que Daniella Perez foi assassinada - Reprodução/HBO Max

O enterro de Daniella Perez ficou marcado por emoção e tumulto. Após saber que Guilherme de Pádua havia confessado o seu crime, o marido da vítima, Raul Gazolla, tentou cometer suicídio, se atirando da capela, mas foi contido por amigos que estavam no momento.

Segundo informações compartilhadas pelo Jornal "A Gazeta", cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes no cemitério, e no velório tiveram algumas cenas de desmaios.

Renúncia de Fernando Collor 

Na manhã seguinte da morte de Daniella Perez, no dia 29 de dezembro de 1992, o então presidente da República, Fernando Collor, renunciava, e Itamar Franco assumia oficialmente a presidência, em diferença de horas. 

>> "Indignado com tentativa de me envolver", diz Collor sobre operação. Leia mais!

Por decisão do Senado, em 76 votos a 3, Collor acabaria cassado, sendo proibido de exercer cargos públicos por oito anos.

"Itamar Franco é presidente da República desde as 13 horas de ontem, menos de quatro horas depois que a carta de renúncia de Fernando Collor foi lida perante o Senado pelo advogado José de Moura Rocha", informou o jornal.

Com informações do Gazeta Online*

Comentários