Luísa Sonza se pronunciou na noite de segunda-feira (19/09) sobre a acusação de racismo feita contra ela por conta de uma situação ocorrida em 2018.
O pronunciamento foi feito depois de críticas por parte de internautas por conta do silêncio de Luísa sobre o caso, que voltou a ser debatido por ter uma audiência marcada para 14 de setembro. O encontro foi cancelado após o vazamento do link.
A cantora Luísa Sonza está sendo processada por danos morais pela advogada Isabel Macedo de Jesus, por conta de uma situação na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha em 2018. A vítima pede R$ 10 mil como indenização.
Segundo Isabel, que comemorava seu aniversário na pousada, Luísa a teria confundido com uma funcionária do local por conta de sua cor da pele, durante um festival na pousada, em que a cantora se apresentava.
"Por um acaso parei atrás da Luísa. No evento tinham vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse 'Pega um copo d’água pra mim?'", afirmou Isabel.
"Eu acionei o judiciário para que ela pague pelo que fez e entenda que isso não pode se repetir. A minha intenção com a ação é que isso tenha um caráter pedagógico, embora não tenhamos obrigação alguma de ensinar nada ao branco", destacou Isabel.
Na época em que a ação veio primeiro a público, Luísa negou todas as acusações. "Vocês me conhecem, eu jamais teria esse tipo de atitude". Confira o pronunciamento da época:
Gente, tudo isso é MENTIRA! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda.
— LUÍSA SONZA ???? (@luisasonza) September 18, 2020
Luísa Sonza publicou em postagem no Twitter na noite de segunda-feira (20) uma nota onde fala sobre o processo de danos morais, sem pedir desculpas a Isabel.
"Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar e entendi que precisa ser sempre assim".
"Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não", destacou ainda a cantora.
Luísa revelou ter decidido lidar com o caso por meio de uma "audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela autora", e afirmou também que a ação é "um processo de danos morais" e não um processo criminal.
Leia a nota na íntegra:
pic.twitter.com/w0ASMyzHUy — LUÍSA SONZA ???? (@luisasonza) September 20, 2022
O pronunciamento gerou insatisfação entre muitos internautas, que criticaram a falta de um pedido de desculpas na nota.
*Com informações de O Povo e UOL
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.