Olimpíadas de Tóquio

Mascote das Olimpíadas 2021: Veja quem é Miraitowa e o que ele significa

Mascotes das Olimpíadas e Paralimpiadas foram inspirados em animes japoneses

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 31/07/2021 às 11:28
Divulgação
FOTO: Divulgação

Inspirados na tecnologia, nos mangás e animes, que são os quadrinhos e desenhos animados japoneses, os robôs Miraitowa e Someity, são as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão.

Escolhidas em um concurso nacional que envolveu cerca de 17 mil escolas primárias e mais de dois mil desenhos feitos por moradores do Japão, as personagens vivem num mundo digital e através da internet podem se teletransportar para o mundo real.

Mascote das Olimpíadas 2021

Em cores branca e azul, Miraitowa, mascote da Olimpíada, é a junção das palavras em japonês Mirai, que quer dizer futuro. e Towa, que significa eternidade.

A skatista Rayssa Leal, a Fadinha, já garantiu a pelúcia dela

 

Mascote das Paralimpíadas

Já a mascote da Paralimpíada, Someity, de cor rosa e branca, foi criada em referência a uma cerejeira, famosa árvore do Japão e seu nome significa “muito poderosa”.

Mascotes

Desde a Olimpíada de 1972, as mascotes procuram representar algum aspecto da cultura ou da história do país anfitrião e acabam chamando a atenção principalmente das crianças.

O pesquisador Daniel Tozatto Grijó destaca dois exemplos marcantes: o Ursinho Misha dos Jogos de Moscou, em 1980, e mais recentemente, Vinícius, mascote brasileiro da Rio 2016.

E agora em 2021, Miraitowa e Someity, além de distribuírem simpatia e alegria, trazem uma mensagem marcante para esse tempo de pandemia: unir o velho e o novo em busca de um futuro cheio de esperança para todas as pessoas do mundo.

VEJA MAIS CONTEÚDO