DIA DE SANTO ANTÔNIO: Quem foi Santo Antônio? Quais os milagres? Por que ele é casamenteiro?

De acordo com a Igreja Católica, Santo Antônio é responsável por diversos milagres, sendo o primeiro acontecido ainda em vida

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 11/06/2022 às 14:20
Notícia
Reprodução
Santo Antônio é lembrado por quem quer um namoro - FOTO: Reprodução

Também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, referente à cidade de seu nascimento. Santo Antônio, na verdade, nasceu com o nome de batismo de Fernando de Bulhões, na capital portuguesa. 

Vindo de uma família rica e nobre, o santo viveu na viragem dos séculos XII e XIII  e foi educado na cidade de Coimbra, onde estudou para a Ordem de Santo Agostinho e tornou-se sacerdote aos 25 anos de idade.

Naquele tempo, São Francisco de Assis já era bastante conhecido em Portugal. Com a chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos à Portugal, em 1220, que foram mortos no Marrocos, o jovem sacerdote que estava inserido na literatura patrística e clássica, decidiu por tornar-se Franciscano, onde adotou o nome de Antônio.

.

Peregrino, Antônio de Lisboa foi ao Marrocos, mas não passou muito tempo no país africano porque ficou doente e retornou à Europa.

Já na Itália, onde conheceu Francisco de Assis, o mais novo franciscano lecionou teologia aos frades da região de Bolonha e, aos 26 anos, foi conduzido a provincial da ordem no norte da Itália.

Com informações do UOL, o sacerdote aceitou a missão, mas não ficou porque a vontade dele era de pregar pelas ruas, vilas e cidades, acolhendo pessoas necessitadas. Deste modo, saiu viajando entre a Itália e a França.

De acordo com informações de registros na Igreja Católica, após a Páscoa de 1231 Santo Antônio sentiu um mal-estar e deixou Pádua, mas ao saber que a morte estava próxima retornou à cidade.

Santo Antônio morreu em 13 de junho do mesmo ano e sepultado na Igreja de Nossa Senhora em Pádua, aos 36 anos. Ele foi canonizado pelo papa Gregório IX, no ano seguinte.

A imagem do santo retrata exatamente a imagem jovem, com trajes franciscanos com um lírio e o menino Jesus nos braços.

Milagres de Santo Antônio

De acordo com a Igreja Católica, Santo Antônio é responsável por diversos milagres, sendo o primeiro acontecido ainda em vida: "reza a lenda que estando a pregar aos hereges em Rimini, estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo António vai até à beira da água, onde o rio conflui com o mar e insta os peixes a escutá-lo, já que os homens não o querem ouvir", explica no site da comunidade católica Canção Nova.

"Dá-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges ficaram tão impressionados que logo se converteram. Este milagre encontra-se citado por diversos autores, tendo sido mesmo objeto de um sermão do Padre António Vieira que é considerado uma das obras-primas da literatura portuguesa”, finaliza. Desta forma, Santo Antônio também é considerado padroeiro dos pescadores.

Também no site da Canção Nova é possível saber o segundo milagre. De acordo com o portal religioso, Santo Antônio livra o pai da forca.

"Conta a lenda que estando o Santo a pregar em Pádua, sentiu que a sua presença era necessária em Lisboa e recolheu-se, cobrindo a cabeça em silêncio reflexão. Simultaneamente (e mercê do dom de bilocação) encontra-se em Lisboa, onde seu pai tinha sido injustamente condenado pelo homicídio de um jovem. Este, ressuscitado e questionado pelo Santo, afirma a inocência do pai de Santo António e volta a descansar”.

Por que Antônio é considerado o Santo Casamenteiro?

A fama de casamenteiro de Santo Antônio surgiu há muitos anos e ainda tem muita força. De acordo com relatos de fiéis, uma jovem estava desesperada por não dinheiro para pagar o dote - dinheiro que as mulheres pagavam à família do marido para se casar.

No desespero, a moça teria se ajoelhado diante da imagem do santo em busca de solução para o problema. Em seguida, moedas de ouro haviam aparecidos diante dela, possibilitando o casamento.

Comentários