Centrais sindicais prometem paralisação de serviços em Pernambuco nesta sexta-feira

A paralisação dos metroviários está prevista para começar à 0h da sexta-feira e terminar às 5h do sábado (30)
Da Rádio Jornal
Publicado em 28/05/2015 às 14:25


Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem


Uma grande paralisação de atividades está prevista para todo o País nesta sexta-feira (29). Em Pernambuco, metroviários, rodoviários, bancários, serviço público federal e estadual, além dos metalúrgicos, químicos e petroleiros já estão se organizando. A adesão vai fazer parte do Dia Nacional de Paralisação contra o projeto de lei 4.330, que está em tramitação no Senado e visa regulamentar e ampliar a terceirização.

O movimento também vai contra as medidas provisórias 664 e 665, que regulam o acesso a benefícios previdenciários, seguro desemprego e abono salarial. O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco, Carlos Veras, detalha o motivo das paralisações previstas.

Ouça a reportagem de Pedro Souza:

A paralisação dos metroviários está prevista para começar à 0h da sexta-feira e terminar às 5h do sábado (30). Os trabalhadores técnicos administrativos da Universidade Federal de Pernambuco se concentraram nesta quinta-feira e entregaram uma pauta de reivindicações ao reitor Anísio Brasileiro. O ato público na reitoria da universidade foi a primeira atividade da greve por tempo indeterminado da categoria, que também vai participar das atividades no Centro do Recife nesta sexta-feira.

Enquanto isso, os bancários farão paralisações em horários diferentes, dependendo da gerência da unidade. As agências que ficam na Avenida Conde da Boa Vista devem permanecer paradas durante toda a manhã. Ao meio dia, bancários de diversas regiões do estado fazem protesto em frente ao Banco do Nordeste (BNB) que fica na mesma avenida. Às 14h, funcionários da categoria se unem a outras categorias para um grande ato em frente à Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), que é uma das instituições privadas que mais defende o projeto das terceirizações.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco definiu que vai haver paralisação dos ônibus na manhã desta sexta-feira (29), das 4h às 6h30. Por conta da paralisação do transporte público na Região Metropolitana, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que as aulas desta sexta-feira nos três turnos no Campus Recife estão suspensas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory