Metrô do Recife recebe atividades no Dia de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

De acordo com pesquisa realizada pela UFPE, as agressões acontecem principalmente no ambiente doméstico, ou seja, dentro da própria casa
Da Rádio Jornal
Publicado em 15/06/2015 às 14:03


Foto: Reprodução / Internet


A campanha intitulada “A Maior Violência Contra o Idoso é o Seu Silêncio”, foi lançada, nesta segunda-feira (15), pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. A iniciativa marca o Dia Internacional de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa.

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as agressões acontecem principalmente no ambiente doméstico, ou seja, dentro da própria casa. A pesquisa chama atenção para o fato de que as mulheres, por causa da maior fragilidade física e emocional, estão mais sujeitas a maus-tratos do que os homens.

Elas geralmente têm receio de denunciar o agressor por medo de sofrer represálias. A coordenadora da Política da Pessoa Idosa, Niedja Guimarães, detalha os principais tipos de violência contra os idosos em Pernambuco:

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, a estação central de metrô do Recife, no bairro de São José, recebeu a distribuição de panfletos e cartazes, além de serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação de saúde bucal e hipertensão.

De acordo com o último senso de 2010, Pernambuco tem 10,23% da população composta por idosos, sendo Recife a terceira capital brasileira com o número de pessoas com mais de 60 anos, chegando a quase 1 milhão de idosos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory