'Corrupção' é eleita palavra do ano pelos brasileiros

Estudo contou com votos populares e também com a avaliação de cinco jurados. Outras palavras finalistas foram 'vergonha', 'tensão', 'crise' e 'mudança'
Rádio Jornal
Publicado em 09/11/2017 às 10:14


Os brasileiros elegeram 'corrupção' como a palavra do ano de 2017. O estudo foi realizado pelo instituto Big Data em parceria com a consultora Causa. O estudo contou com votos populares e também com a avaliação de cinco jurados. As outras palavras finalistas foram 'vergonha', 'tensão', 'crise' e 'mudança'.

Na primeira eleição, ocorrida em 2016, a palavra 'indignação' foi eleita pelos brasileiros. "Queremos mobilizar a sociedade, mas para isso é preciso entendê-la. É uma boa iniciativa para ter uma ideia de qual é o espírito da época no Brasil. As palavras fazem um retrato fiel do que o Brasil passou este ano", disse Leandro Machado, sócio da Cause, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

A palavra do ano é decidida por voto popular e também conta a opinião de cinco jurados. Na primeira etapa, mas de nove mil pessoas foram ouvidas e, de forma espontânea, citaram palavras. Mais de mil vocábulos foram recolhidos através de um aplicativo chamado PiniOn. Os jurados foram escolheram cinco finalistas entre as 40 mais mencionadas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
boko haram
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory