Ambulantes do Centro do Recife prometem mobilização por toda quarta

Manifestantes protestam contra retirada de comerciantes informais não cadastrados da região
Com informações de Rafael Carneiro
Publicado em 04/04/2018 às 11:49
Manifestantes fecharam início da Dantas Barreto Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Ambulantes da Rua Direita fecharam vias do centro do Recife, na manha desta quarta-feira (4), em protesto a uma ação da Prefeitura do Recife, que deu início, nessa terça-feira (3), à retirada de comerciantes informais não cadastrados da região. A manifestação começou na Dantas Barreto com entulhos bloqueando o trânsito. O pedido dos ambulantes é que o prefeito Geraldo Julio reconsidere a possibilidade de cadastrar os trabalhadores para que eles possam continuar as atividades. Durante a tarde, eles prometem dar continuidade aos pedidos.

Maria Joselita, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife (Sintraci), que os trabalhadores da Rua Direita tiveram mercadorias tomadas, pessoas espancadas e muito confusão. A prefeitura não estaria aberta ao diálogo. A mobilização, no fim da manhã, retornou para a Rua Direita. Muitos dos comerciantes formais desceram as portas e movimento nas ruas caiu.

Nota

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informou que "tem trabalhado para melhorar o ordenamento do comércio informal do Recife, a exemplo do que aconteceu nos bairros de Casa Amarela, Nova Descoberta, Água Fria, Afogados".

O comércio no Centro ficou fraco nesta quarta-feira (4)
Rafael Carneiro/Rádio Jornal

Na manhã desta terça-feira (3), a Semoc realizou uma fiscalização aos ambulantes não cadastrados das ruas da Penha e Direita, no Bairro de São José. É importante salientar que os ambulantes não cadastrados foram notificados sobre a impossibilidade de permanecer na área. Na área, cerca de 130 comerciantes informais estão autorizados a permanecer, desde que nos locais indicados e em equipamentos autorizados. Os comerciantes cadastrados que hoje vão permanecer nas ruas, serão abrigados no Centro Comercial do Cais de Santa Rita, que está em obras e vai ter duas etapas inauguradas ainda este ano.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
notícia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory