RISCO

Internauta ameaça jornalista Anne Barretto de estupro no Facebook

A jornalista Anne Barretto é apresentadora da TV Jornal e foi ameaçada por um internauta em sua própria conta do Facebook

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/10/2018 às 13:57
Reprodução/ Facebook
FOTO: Reprodução/ Facebook

Na manhã desta terça-feira (2), um internauta fez uma ameaça de estupro a apresentadora da TV Jornal, Anne Barretto, no perfil do Facebook da jornalista, depois que ela compartilhou a transmissão ao vivo do programa exibido pela emissora. O internauta escreveu: “se você chamar bandido de suspeito, te estupro”.

A intimidação sofrida pela apresentadora põe em debate as consequências de crimes cometidos por alguns usuários da rede mundial de computadores. De acordo com o sistema Jornal do Commercio de comunicação, medidas jurídicas serão tomadas para identificar, processar e punir o suspeito na justiça criminal.

Segundo André Tavares de Melo, advogado do Sistema Jornal do Commercio, a denúncia será oficializada na delegacia de crimes cibernéticos.

De acordo o presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco, Ronnie Duarte, ameaçar alguém de um mal injusto e grave, como o estupro, é um crime sujeito à pena, de acordo com o artigo 147 do código penal. Seja ele praticado pessoalmente, por telefone ou online.

Ainda segundo o presidente da OAB, a imprensa só deve usar o termo culpado quando o indivíduo já foi processado, julgado e condenado. O termo adotado é imprescindível na prática do bom e isento jornalismo. Em caso de uso de expressão equivocada, o veículo de comunicação e o jornalista podem ser processados e responder em juízo.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

Polícia Federal investiga ameaça

O assessor de comunicação da Polícia Federal, Giovanni Santoro, disse que é possível identificar o internauta, mesmo ele utilizando um perfil falso.

Confira os detalhes no flash de Isa Maria: