INVESTIGAÇÃO

Polícia procura suspeito de participar de latrocínio de ex-comissário

O comissário aposentado da Polícia Civil, José Tadeu Vicente de Santana, 59 anos, foi morto no dia 1º de novembro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/11/2018 às 15:23
Divulgação/ Polícia Civil
FOTO: Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil pede ajuda para localizar mais um suspeito de participar do assassinato do ex-comissário da Polícia Civil José Tadeu Vicente de Santana, no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife.

Ele foi identificado como Leandro Carlos dos Santos, de 29 anos, conhecido como Galego, que está foragido. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Leandro pode entrar em contato com a polícia através do telefone 3184.3558.

Suspeito preso com queimaduras

Um dos suspeitos de participação no crime e que teria atirado no comissário foi encaminhado para audiência de custódia após ser preso em casa. De acordo com a polícia, o autor do disparo foi identificado como Emerson José de Lima Lopes, de 21 anos. Ele foi localizado dentro da casa onde mora no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, nesta segunda-feira (12).

O suspeito confessou o crime e afirmou que agiu com mais dois comparsas que estavam dentro do veículo usado para seguir a vítima que havia saído do bairro da Imbiribeira em um carro de luxo.

A polícia descartou a hipótese de execução e investiga o crime como latrocínio, roubo seguido de morte, já que o suspeito também relatou que a investida foi encomendada, como explica o delegado Carlos Couto. “A encomenda, pelo que apuramos, seria de um veículo ou Toyota Corola ou Honda Civic. A gente ainda está em apuração quem teria encomendado esse veículo”, disse.

Também de acordo com a polícia, Emerson e os comparsas queimaram o carro da vítima após a repercussão do caso. “O Emerson está com queimaduras de terceiro grau bem graves nos membros inferiores”, contou o delegado.

Confira os detalhes na reportagem de Juliana Oliveira:

O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e a polícia irá solicitar um mandado de prisão por latrocínio. Segundo o delegado, Emerson já havia sido liberado em uma outra audiência de custódia após ter sido flagrado guardando uma arma em casa.

Relembre o caso

Comissário foi morto em um assalto
Comissário foi morto em um assalto
Divulgação/ Polícia Civil

O comissário aposentado da Polícia Civil, José Tadeu Vicente de Santana, 59 anos, esposo da delegada Beatriz Gibson, titular da Delegacia de Crimes Contra o Consumidor, foi vítima de latrocínio - assalto seguido de morte -, na tarde desta quinta-feira (1º), em San Martin, Zona Oeste do Recife. Segundo a Polícia Civil, o carro em que ele estava foi abordado por dois homens que atiram nas costas do policial aposentado, por volta das 15h30. O veículo e o revólver da vítima foram levados.

Neste vídeo é possível ver o momento em que o comissário é baleado pelos criminosos:

Ele foi socorrido por um cabo da polícia do Rio Grande do Norte, que passava pelo local no momento do crime. José Tadeu chegou a ser levado para o para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste da cidade. A equipe médica da unidade de saúde tentou reanimar o comissário aposentado, mas ele não resistiu aos ferimentos.