Diabetes: equipe multidisciplinar oferece medição da glicose na UPAE

Pessoas com histórico de diabetes na família devem começar o acompanhamento da glicose aos 25 anos. A doença afeta cerca de 14 milhões de Brasileiros
Maria Luiza Falcão
Publicado em 14/11/2018 às 11:14
A medição da glicose é fundamental para o acompanhamento da diabetes Foto: Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal


No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma campanha global de conscientização sobre a prevenção e os cuidados com a doença acontece em várias unidades de saúde do País. No Recife, a ação é na UPAE no bairro do Arruda, na Zona Norte da Cidade. A programação na UPAE segue até às 17h. Saiba mais na reportagem de Juliana Oliveira:

Acompanhamento

Durante todo dia, haverá palestras com nutricionistas, endocrinologistas e também o teste gratuito de glicemia, que é o principal exame utilizado no diagnóstico da doença. O atendimento nesta quarta-feira (14) é apenas para pacientes já atendidos nesta unidade. A dona de casa Maria José da Silva tem a doença e é acompanhada mensalmente.

A doença

O Brasil é a quarto País em número de pessoas diabetes no Mundo. A doença que afeta 14 milhões de brasileiros, de acordo com a International Diabetes Federation (IDF) e cerca de 40 milhões de pessoas estão com pré-diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A diabetes se caracteriza pela deficiência da produção e ação da insulina que é produzida no pâncreas, acarretando um alto índice de circulação de glicose no sangue.

A doença é dividida em dois tipos e pode ser silenciosa. O tipo 1 é uma doença crônica de origem genética em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. No tipo 2, a doença afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue.

Para a coordenadora da UPAE do Arruda, Adriana Bezerra, a prática constante de exercício físico e a alimentação balanceada são os principais meios de prevenção. Para quem tem histórico familiar da doença, a avaliação da glicose deve ser feita ao menos uma vez ao ano a partir dos 25 anos de idade. Para outras pessoas, o ideal é fazer o exame a partir dos 40 anos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory