Brasília

PGR estuda recorrer da decisão de Marco Aurélio

Decisão do ministro Marco Aurélio Mello suspende prisões de condenados em 2ª instância e pode beneficiar o ex-presidente Lula

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 19/12/2018 às 15:31
José Cruz/Agência Brasil
FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, informou na tarde desta quarta-feira (19) que pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão do ministro Marco Aurélio determinando a soltura dos presos que tiveram a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça.

Em nota, a PGR diz que ainda não foi notificada da decisão, mas avalia as medidas cabíveis. "Embora ainda não tenha sido intimada da decisão, a procuradora-geral já analisa, juntamente com a equipe, as medidas judiciais cabíveis. A procuradora-geral destaca que o início do cumprimento da pena após decisões de cortes recursais é compatível com a Constituição Federal, além de garantir efetividade ao Direito Penal e contribuir para o fim da impunidade e para assegurar a credibilidade das instituições, conforme já sustentou no STF", diz a nota.

Ainda nesta tarde, o ministro Marco Aurélio disse que "se o Supremo ainda for o Supremo", a sua decisão deve ser obedecida.

Liminar

A liminar do ministro Marco Aurélio pode beneficiar diversos presos pelo país, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

LEIA TAMBÉM:

>> Liminar do STF pode tirar Lula da cadeia

>> PT diz que já protocolou pedido de liberdade de Lula

>> Marco Aurélio: "Se o STF ainda for o STF, minha decisão tem que ser obedecida"

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato, no caso do triplex, Lula teve sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, com sede em Porto Alegre.