Polícia alerta para novo golpe pelo Whatsapp

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Combate a Crimes Ciberneticos, os modelos android são mais suscetíveis ao golpe
Ísis Lima
Publicado em 09/01/2019 às 18:38
De acordo com a legislação, todo aparelho celular em uso no país deve ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Anatel Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Como saber


Que não se deve acreditar em tudo que está internet, disso todo mundo já sabe. Quando o assunto é tecnologia é preciso ficar sempre atento. Embora não pareça novidade, um novo golpe cibernético está tirando a paz de muitas pessoas. Desde a última segunda-feira, houve mais de 500 mil acessos a um novo aplicativo para celular que é um verdadeiro golpe.

Funciona assim: a pessoa recebe, pelo Whatsapp, um link que diz ser promocional. Quando as pessoas abrem o aplicativo, ele faz uma série de perguntas como nome, e-mail e endereço. Depois que a instalação do aplicativo é feita no celular, é solicitado que se compartilhe o programa com outras cinco pessoas – espalhando, assim, o golpe. E aí é que está o perigo.

Quando o aplicativo está instalado no celular, ele tem acesso a todas as senhas e dados pessoais do usuário. O delegado Eronides Menezes, que é titular da Delegacia de Combate a Crimes Ciberneticos, explica como podemos evitar esse tipo de golpe.

Os detalhes na reportagem de Pedro Souza:

É preciso ficar atento porque há uma diferença entre os sistemas operacionais do android e do iOS. De acordo com o delegado Eronides Menezes, os modelos android são mais suscetíveis ao golpe.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory