Governo tranquiliza sobre situações de barragens em Pernambuco

Em Pernambuco não existe nenhuma obra que faça a contenção de rejeitos, como as barragens que se romperam em Brumadinho e Mariana
Ísis Lima
Publicado em 31/01/2019 às 15:44
O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água Foto: Divulgação/ Compesa


A Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco realizou nesta quinta-feira (31) uma coletiva de imprensa para garantir as perfeitas condições de funcionamento das barragens espalhadas pelo território pernambucano. O estado conta com mais de 420 barragens, divididas em contenções de irrigação, abastecimento e combate à seca. Em Pernambuco não existe nenhuma obra que faça a contenção de rejeitos, como as barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Segundo a secretária de Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista, não existe nenhum risco de rompimento nas barragens do Estado.

Na coletiva também foi anunciado a criação de um grupo intersetorial com 30 trabalhadores, que vão atuar fazendo o cadastro e vistoria das barragens, como explica a secretária. “Esse grupo de trabalho é constituído por diversos profissionais, é um trabalho multidisciplinar. A situação de Brumadinho traz lições aprendidas para todos os estados do país e a gente decidiu intensificar as ações nesse sentido com esse trabalho (...) A gente pretende atualizar diagnósticos, elaborar laudos técnicos e fazer trabalhos importantes”, comentou.

Velho Chico ameaçado

O Governo do Estado junto ao Governo Federal e a Agência Nacional de Águas (ANA) monitoram os riscos e contramedidas a serem tomadas caso haja a possibilidade de o Rio São Francisco ser afetado pelos rejeitos de minérios vazados na tragédia de Brumadinho.

Apesar da afirmação da Secretaria de Recursos Hídricos de não haver nenhum risco de rompimento nas barragens pernambucanas, um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios afirma que das 420 obras, 57 apresentam ameaças de rompimento e danos associados no estado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory