MATERNO-INFANTIL

Com banheira e quarto individual, serviço do Imip incentiva o parto normal

Centro de Parto Normal do Imip foi inaugurado há cerca de um ano e já realizou aproximadamente 400 procedimentos do tipo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/07/2019 às 14:43
Reprodução/ Google Street View
FOTO: Reprodução/ Google Street View

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de partos cesáreas, só perdendo para a República Dominicana. O dado é da Organização Mundial de Saúde (OMS) e serve de alerta para o excesso de partos desse tipo no país.

Na contramão dessa estatística, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) desempenha há um ano o trabalho de incentivo ao parto normal.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Parto Normal do Imip, Viviane Araújo, explica as etapas do atendimento. “Ela fica o puerpério, que é o pós-parto imediato, as primeiras horas, no mesmo local [com o bebê]. Isso possibilita oferecer as estratégias que são necessárias como o direito da acompanhante, respeitar o processo do parto, diminuir as intervenções para que o parto aconteça de forma natural”, detalhou.

Em um ano, a coordenadora estima que já foram realizados quase 400 partos. Viviane Araújo explica quais gestantes podem procurar a instituição. “Elas são atendidas na triagem, é feita uma classificação e aí quando é identificado o baixo risco ela é encaminhada para o Centro de Parto Normal. A gente atende qualquer gestante que tenha feito o pré-natal tanto do serviço quanto de outros hospitais. Elas podem vir por demanda espontânea ou com encaminhamento de outro serviço que elas tenham sido atendidas”, destacou.

Confira os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque:

Estrutura

Espaço tem uma banheira para a mulher que decidir ter seu bebê na água
Espaço tem uma banheira para a mulher que decidir ter seu bebê na água
Divulgação/ IMIP

O Centro de Parto Normal do Imip é classificado, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, como Centro de Parto Normal tipo II Intra-hospitalar e conta com cinco leitos. Segundo a portaria do MS, para receber a classificação o serviço precisa estar localizado nas dependências internas do estabelecimento hospitalar; possuir ambientes compartilhados com o restante da maternidade, como recepção, sala de exames, posto de enfermagem, sala de serviço e outros ambientes de apoio; e garantir a permanência da mulher e do recém-nascido no quarto PPP durante o pré-parto e parto, podendo, após o puerpério imediato, serem transferidos para o alojamento conjunto.

O serviço conta com cinco leitos individuais e uma banheira para as mulheres que desejam ter o bebê dentro da água. O Imip fica na Rua dos Coelhos, número 300, no bairro dos Coelhos, centro do Recife.