METRÔ

Após problemas, linha Centro do Metrô do Recife volta a funcionar

Estações amanheceram fechadas após problemas na rede aérea

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 15/01/2020 às 13:57
Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

A Linha Centro do Metrô do Recife, que opera os ramais Camaragibe e Jaboatão, voltou a funcionar às 13h desta quarta-feira (15). Devido a problemas nos fios na altura da Estação Joana Bezerra, as portas das estações amanheceram fechadas.

Transtorno

A manhã desta quarta-feira (15) foi de transtorno para os cerca de 400 mil passageiros que utilizam os dois ramais do metrô do Recife. Isso porque um problema nos fios na altura da estação Joana Bezerra do sistema fez com que a circulação de trens parasse completamente nas linhas Centro e Sul. Na Linha Sul, as composições voltaram a funcionar por volta das 6h. Segundo os funcionários do metrô, o que teria causado a paralisação do sistema foi um problema na rede aérea.

Problemas constantes

Enquanto a passagem aumenta, os usuários do metrô do Recife lidam diariamente com interrupções no sistema. No dia 19 de dezembro, por exemplo, uma falha da rede área afetou o funcionamento do Ramal Jaboatão da linha Centro. O problema fez com que as estações Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão fossem fechadas por um tempo. No dia 16 de dezembro, um problema em um trem entre as estações Recife e Joana Bezerra atrasou as viagens da linha Sul, afetando, além das duas estações, a Largo da Paz e a Imbiribeira.

Também no mês passado, um vídeo mostrando quatro crianças do sexo masculino penduradas na dianteira de um metrô circulou nas redes sociais. Na gravação, feita no dia 17 de dezembro, o trem entra em movimento com os meninos ainda se segurando nas ferragens. À época, a CBTU informou que os meninos já haviam sido encaminhados para o Conselho Tutelar em outra situação.

A Companhia ainda relatou que as crianças não possuem documentos e que não foi possível identificar os responsáveis. Em dezembro, o metrô do Recife ainda registrou uma morte por atropelamento, na linha Diesel. Um adolescente foi atingido por um trem nas imediações da estação Ângelo de Souza, em Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

De acordo com a vizinhança, o menino morava na comunidade Coquinho, em Cajueiro Seco, e havia ido ao local com um amigo, sem avisar à mãe. Ele estaria tirando frutos de um cajueiro às margens da ferrovia quando foi atropelado. Moradores do local reclamam da falta de segurança para atravessar a linha férrea e ter acesso à rodovia BR-101.