SES confirma primeiro caso de sarampo de 2020 em Pernambuco

A paciente é uma menina de 1 ano que apresentou sintomas do sarampo no dia 3 de janeiro

SAÚDE
SES confirma primeiro caso de sarampo de 2020 em Pernambuco

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo será realizada entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Com informações do Blog Casa Saudável

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de sarampo em 2020 em Pernambuco. O paciente, segundo o boletim, é uma menina de 1 ano de idade, moradora de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

A informação foi revelada pelo blog Casa Saudável. A criança começou a apresentar os sintomas de sarampo no dia 3 de janeiro. A SES investiga ainda mais 11 casos suspeitos da doença.

A cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, no Estado de Pernambuco está em 95,6% na primeira dose. No entanto, na segunda dose está em 77,2%. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que as duas doses da vacina tenham, no mínimo, 95% de cobertura para garantir a proteção adequada contra as três doenças.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo será realizada entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março e será voltada para atualização do cartão de imunização para a faixa etária de 5 a 19 anos, com Dia D no dia 15/2. Já para o público-alvo de 30 a 59 anos, a campanha será no mês de agosto.

O Brasil perdeu o certificado internacional de erradicação de sarampo após o avanço da incidência do sarampo nos últimos dois anos.

Balanço

Em 2019, Pernambuco contabilizou 1236 casos suspeitos de sarampo, dos quais 268 (21,9%) foram confirmados, 656 (53,1%) descartados e 291 (23,5%) ainda permanecem em investigação.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.