COVID-19

Em Pernambuco, casos de cura do coronavírus sobem para cinco

O secretário estadual de Saúde voltou a reforçar a necessidade de manter o isolamento como forma de evitar a infecção pelo novo coronavírus

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/03/2020 às 18:35
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) revelou que já são cinco pessoas consideradas curadas do novo coronavírus em Pernambuco. A informação foi confirmada nesta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa.

Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz, explica que, uma vez curados, os pacientes recebem recomendação de um breve tempo de isolamento, para saber se há possibilidade de complicações. Depois, voltam ao convívio da sociedade normalmente.

O secretário estadual de Saúde, André Logo, também revelou que nas últimas 24 horas, todos os 108 exames realizados para a Covid-19 em Pernambuco deram negativo. O número de pacientes confirmados com o vírus permanece o mesmo do divulgado anteriormente, 42. "Diante de uma epidemia da proporção do novo coronavírus, o resultado de um dia de análise não é estatisticamente relevante, já que a crise tende a se estender por vários meses e tem sido marcada por um grande dinamismo, com mudança de cenário a cada dia", disse.

Dos 42 casos, 29 estão em isolamento domiciliar e oito estão internadas. Das pessoas que estão internadas, três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo duas em hospital particular e uma no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

André Longo afirmou que os cuidados de higiene e isolamento social devem permanecer redobrados.

Confira a coletiva completa:

Atualmente, critérios de testagem dos pacientes são determinados pelo Ministério da Saúde. Com o aumento do número de kits de testes, a serem oferecidos pelo Governo Federal, o protocolo deve ser alterado, para que mais pessoas possam ser testadas.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que a preocupação com a sobrecarga do sistema de saúde, por conta da crise do coronavírus, levou o governo e a prefeitura a providenciarem novos leitos hospitalares, mas também reforça que o isolamento social ainda é a melhor medida para reduzir impacto

Demetrius Montenegro reforçou que o Hospital Oswaldo Cruz vai disponibilizar mais 160 leitos para pacientes do coronavirus, além dos 200 leitos do Hospital Alpha.

Aquisição de maquinário

O Estado de Pernambuco adquiriu máquinas para aumentar a capacidade do Laboratório Central (Lacen-PE) e dobrar a capacidade de testagem, com equipamentos cedidos pelo Aggeu Magalhães. Os laboratórios Lika e Genomika também participam da força-tarefa, segundo o secretário André Longo.

O infectologista Demétrius Montenegro explicou que, embora os primeiros casos da Covid-19 tenham sido identificados pelos hospitais privados, em pacientes que chegavam de viagem ao exterior, o maior número de testagem, atualmente, já é feito pela rede pública.

O secretário estadual André Longo afirma que 5 milhões de unidades de equipamentos de proteção individual foram comprados e começam a ser distribuídos para profissionais da saúde. O secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, pediu aos profissionais que usem esses equipamentos de forma racional

Sobre a falta da vacina da gripe comum e da H1N1 em alguns postos de saúde, o secretário Jailson Correia justificou que houve uma procura muito grande no primeiro dia da campanha, mas que novos lotes devem chegar nos próximos dias. Ele informa que não vão faltar doses para a população.