Saúde

OMS: ‘O mundo está testando alternativas para reduzir a velocidade do coronavírus'

Diretor-assistente da OMS, Jarbas Barbosa, reforçou a importância de se monitorar o avanço da Covid-19 no Brasil e respeitar as medidas de higiene e isolamento

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 25/03/2020 às 9:42
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em entrevista ao programa Passando a Limpo desta quarta-feira (25), Jarbas Barbosa, o diretor-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que as medidas tomadas por autoridades de vários países do mundo de aumentar o distanciamento social são uma maneira de testar a redução da velocidade de transmissão do novo coronavírus para evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde.

“Nós estamos diante de uma doença cujo comportamento não é completamente conhecido. Na Itália, explodiu o número de casos e aquilo acendeu um alerta muito grande no mundo. Então, o que vários países estão fazendo é tentar diminuir a velocidade da transmissão, fazer com que o vírus, ao circular, não produza um número de casos tão grande e não falte leitos de UTI e respiradores”, afirmou.

Leia também: Em pronunciamento, Bolsonaro critica governadores por isolamento e chama coronavírus de "gripezinha"

Morre no Recife mulher queimada com álcool para se proteger do coronavírus

Coronavírus: Brasil tem 46 mortes e mais de 2 mil casos confirmados

OUÇA: Os avanços no combate ao novo coronavírus

Jarbas pediu que as pessoas cumpram as medidas e se protejam. “É importante sempre lembrar as pessoas de lavar as mãos, proteger o espirro sem usar as mãos, limpar bem as superfícies, muitas esquecem das maçanetas, e procurar não ter contato com pessoas tossindo e com febre.”

Confira a entrevista com Jarbas Barbosa na íntegra: