Águas Belas: famílias são retiradas de área por risco de rompimento de barragem

O nível do reservatório aumentou devido as fortes chuvas registradas na cidade nos últimos dias
Com informações do JC Online
Publicado em 04/04/2020 às 11:03
Famílias são retiradas em Águas Belas por risco de rompimento de barragem do Ipanema Foto: Divulgação


Nessa sexta-feira (03), a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) informou, que a Barragem do Ipanema, localizada em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, corre risco de rompimento. O nível do reservatório aumentou devido as fortes chuvas registradas na cidade nos últimos dias.

Famílias retiradas

Na madrugada da segunda-feira (30), a barragem transbordou e causou inundações em ao menos três casas na Vila dos Pescadores. Por precaução, a prefeitura do município está retirando famílias que moram na área.

Nota da Prefeitura de Águas Belas na íntegra

Em vistoria realizada nesta sexta-feira (3), técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos identificaram uma erosão de grande magnitude na barragem do Ipanema. Com isso, o sinal de alerta foi ligado para risco de rompimento da barragem.

Como medida preventiva, a Prefeitura de Águas Belas e a Defesa Civil estão direcionando os esforços para a retirada imediata das famílias localizadas nas comunidades ribeirinhas que apresentam risco de serem afetadas com o possível rompimento.

A prefeitura também já acionou a Defesa Civil do estado para ajudar na operação e alertou a Prefeitura de Itaíba para que possa tomar as devidas providências sobre os ribeirinhos do outro lado do rio Ipanema.

O governo municipal pede a todos os águas-belenses para não irem à barragem e para não se aproximarem da margem do Ipanema. Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo município.

De acordo com os técnicos, um termo de referência já foi estabelecido para restauração da barragem. Agora, a autoridade do estado responsável aguarda apenas o nível da água baixar para realizar o processo de recuperação.

Leia mais no JC Online

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory