MOBILIDADE

BRT será substituído por ônibus nos fins de semana da quarentena


Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a substituição do BRT por ônibus convencionais visa evitar a propagação do novo coronavírus

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/04/2020 às 17:17
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O Grande Recife Consórcio de Transporte decidiu substituir os ônibus especiais articulados que operam no BRT por veículos convencionais a partir deste feriado da Semana Santa e em todos os fins de semana da quarentena.

Com a substituição temporária dos veículos, os ônibus atenderão às paradas localizadas nas calçadas e não às Estações de BRT que estarão, durante este período, fechadas. Para orientar os passageiros, cartazes estão sendo fixados em cada uma das 42 EBRTs que compõem os dois corredores do Sistema Via Livre.

A justificativa para a mudança é evitar aglomeração e a propagação do novo coronavírus. No entanto, os veículos convencionais são menores e comportam menos passageiros, o que pode impactar no decreto do Governo do Estado que proibiu a aglomeração em ônibus e nos terminais. O distanciamento de 1,5 m é uma das orientações dos órgãos de saúde para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a medida visa também evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados, como as Estações do Sistema Via Livre.

Os coletivos circularão no tráfego misto dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e deverão atender aos usuários nos pontos de embarque e desembarque localizados nas calçadas.

Seis, das 14 linhas que operam nos Corredores de BRT – Norte/Sul (8) e Leste/Oeste (6) – receberão reforço para itinerarem com veículos convencionais. Confira, abaixo, as linhas que deverão operar com ônibus convencionais:

Linhas do Corredor Norte/Sul – operam com o cobrador:

1976 – TI Pelópidas (PCR)

1962 – TI Abreu e Lima (PCR)

Nestes dias, o serviço da linha 1946 – TI Igarassu (PCR) será incorporado pela linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto).

Linhas do Corredor Leste/Oeste – só aceitam cartão VEM:

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)

2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

A linha 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista) substituirá a linha 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e entra no TI Getúlio Vargas em viagens alternadas por sentido da viagem.

As demais linhas que compõem o Sistema Via Livre já tinham sido suspensas e seus serviços substituídos por outras linhas para reduzir o risco de proliferação da Covid-19 e devido à queda de demanda neste período. São elas:

Linhas do Corredor Norte/Sul:

1900 – TI PE-15 (PCR)

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)

1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)

1970 – TI Pelópidas/TI PE-15

1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)

Linhas do Corredor Leste/Oeste:

2480 – TI Camaragibe/Derby

Esta linha já não circula nos finais de semana e seu serviço é substituído pela 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista).

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Mais Lidas