O Grande Recife Consórcio de Transportes vai distribuir 30 mil máscaras de tecido aos usuários das linhas mais movimentadas dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Cajueiro Seco. A ação vai começar a partir desta segunda-feira (11), como medida de combate à proliferação do novo coronavírus no transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR).
- Brasil chega a 11,1 mil mortes por coronavírus
- Pernambuco registra 805 novos casos e ultrapassa mil mortes por coronavírus
- Coronavírus: combinação de antivirais pode ajudar na recuperação
- Veja quais instituições precisam de você para ajudar atingidos pela pandemia do coronavírus
- Campanha quer sensibilizar cidadãos e empresários na luta contra o coronavírus
- Coronavírus: operação conscientiza população no Recife sobre prevenção
Entrega
Facilitadores de embarque serão responsáveis por entregar o material às pessoas no período da manhã. Cada usuário receberá duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, como parte de um kit que também contém um folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual, além de informações sobre higienização, conforme as medidas sanitárias de prevenção para minimizar a transmissão do coronavírus.
O Grande Recife esclarece que não será necessário as pessoas se deslocarem aos terminais para receber o material. As máscaras serão distribuídas àquelas que estiverem utilizando o sistema de transporte.
Produção
Os itens de proteção foram fabricados no Polo de Confecções de Pernambuco por meio de um plano de ação desenvolvido pelo Governo do Estado para estimular a cadeia produtiva durante a pandemia do novo coronavírus. Lançadas no início de abril pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), as medidas estimularam a produção de máscaras, batas, toucas e protetores para os pés.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.