O pastor Milton Ribeiro tomou posse como ministro da Educação na tarde desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto. Ele é o quarto ministro a comandar o MEC em um ano e meio de governo.
Milton Ribeiro assume o Ministério da Educação após a breve passagem de Carlos Decotelli que foi anunciado mas não assumiu o cargo e a gestão polêmica de Abraham Weintraub à frente da pasta.
Perfil
Milton Ribeiro é doutor em educacao pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Desde maio do ano passado, integrava a Comissao de Etica da Presidencia da Republica.
Ribeiro é o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. Ele tem a trajetória ligada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi reitor em exercício, vice-reitor e superintendente de pós-graduação lato sensu. Ele também fez parte do conselho deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Comissão de Ética e Compliance da mesma instituição.
No discurso de posse, o novo ministro comentou sobre sua trajetória na instituição, com vinculações religiosas, mas ressaltou que sua gestão na pasta será balizada pela Constituição e pelo respeito ao Estado laico.
Hoje mais cedo, Milton Ribeiro publicou em sua conta no Twitter que terá "honra e responsabilidade" ao tomar posse como ministro da Educação e que tem dívida com o Brasil, especialmente com a escola pública.
Terei a honra e responsabilidade ao tomar posse hoje às 16hs como Ministro de Estado da Educação. Tenho também uma dívida com meu país, especialmente com a Escola Pública. Minha gratidão. Soli Deo Gloria. link para acompanhar. https://t.co/0W9STqCTCl
— Milton Ribeiro (@mribeiroMEC) July 16, 2020