UOL - O melhor conteúdo
MEC

Em cerimônia restrita, Milton Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia por videoconferência

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 16/07/2020 às 17:30
Reprodução
FOTO: Reprodução

O pastor Milton Ribeiro tomou posse como ministro da Educação na tarde desta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto. Ele é o quarto ministro a comandar o MEC em um ano e meio de governo.

Milton Ribeiro assume o Ministério da Educação após a breve passagem de Carlos Decotelli que foi anunciado mas não assumiu o cargo e a gestão polêmica de Abraham Weintraub à frente da pasta.

Perfil

Milton Ribeiro é doutor em educacao pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Desde maio do ano passado, integrava a Comissao de Etica da Presidencia da Republica.

Ribeiro é o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. Ele tem a trajetória ligada à Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde foi reitor em exercício, vice-reitor e superintendente de pós-graduação lato sensu. Ele também fez parte do conselho deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Comissão de Ética e Compliance da mesma instituição.

No discurso de posse, o novo ministro comentou sobre sua trajetória na instituição, com vinculações religiosas, mas ressaltou que sua gestão na pasta será balizada pela Constituição e pelo respeito ao Estado laico.

Hoje mais cedo, Milton Ribeiro publicou em sua conta no Twitter que terá "honra e responsabilidade" ao tomar posse como ministro da Educação e que tem dívida com o Brasil, especialmente com a escola pública.