Geraldo Freire testa positivo para o novo coronavírus; comunicador não apresenta sintomas

O "Comunicador da maioria" gravou um vídeo para o público
Gustavo Henrique
Publicado em 25/07/2020 às 10:00
Geraldo Freire Foto: Priscila Miranda/Rádio Jornal


O comunicador Geraldo Freire, apresentador do programa Super Manhã, da Rádio Jornal, de Pernambuco, testou positivo no teste sorológico do novo coronavírus (teste rápido). O "comunicador da maioria" estava assintomático e aguardava o resultado do exame principal, (RT-PCR), para identificar se estava com a covid-19. Por precaução, Geraldo ficou em isolamento social, temporariamente afastado do programa.

>> Em teste RT-PCR, Geraldo Freire tem resultado negativo para covid-19

O radialista realizou na última quarta (22) dois exames. Um deles, o teste sorológico, teve resultado no mesmo dia e indicou que ele estava com anticorpos para o novo coronavírus. Ele também coletou material para o teste RT-PCR, que detecta a presenta do vírus no organismo do paciente.

Geraldo Freire até gravou um vídeo para tranquilizar os muitos fãs que ele tem.

Atualização

O resultado do teste RT-PCR, que detecta a presenta do vírus no organismo do paciente, saiu neste domingo (26). O resultado foi negativo. Ou seja, Geraldo Freire não está com a covid-19.

Confira

Números zerados

Apesar do crescimento dos números de infectados e de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco, a Policlínica Barros Lima, localizada em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e a Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul, zeraram o número de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19 nos leitos de enfermaria. As vagas para internamento ainda permanecem em atividade e estão desocupadas por falta de demanda.

>>>Coronavírus: Testes com vacinas dão esperanças contra pandemia

>>>Testes confirmam eficácia de tecido antiviral contra novo coronavírus

Queda dos indicadores

Durante coletiva de imprensa online na última segunda-feira (21), o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correria, divulgou que na cidade houve queda de 66% no número de acionamentos das ambulâncias do Samu nos atendimentos de casos suspeitos do novo coronavírus.

Após dois meses de queda nos indicadores, a média semanal de atendimentos a pacientes com sintomas da doença está em 127, depois de ter chegado a 377 em maio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory