Pernambuco registra mais de 1.200 casos do coronavírus e 37 mortes nas últimas 24 horas

Os números foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
Robert Sarmento
Publicado em 02/08/2020 às 18:40
Pernambuco totaliza 6.211 óbitos pela covid-19. Foto: Pixabay


Em boletim epidemiológico, divulgado neste domingo (02), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.224 novos casos de coronavírus em Pernambuco. Entre as confirmações, apenas apenas 61 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.163 casos (95%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 97.970 casos já confirmados, sendo 23.731 graves e 74.239 leves.

>>Infectologista responde como algumas pessoas possuem defesa contra o novo coronavírus mesmo sem terem sido infectadas

Além disso, o boletim registra 73.370 pacientes recuperados da doença, o que representa 74,8% do total de infectados pela Covid-19 em Pernambuco. Destes, 12.899 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 60.471 eram casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 182 municípios pernambucanos (tabela 2), além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes e outros Estados e países.

Mortes por coronavírus

Também foram confirmados laboratorialmente 37 óbitos (sendo 15 do sexo feminino e 22 do sexo masculino). As mortes registradas no boletim deste domingo (02) ocorreram entre 6 de maio e 1º de agosto. Com isso, o Estado totaliza 6.634 mortes pela doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory